Iema disponibiliza 16 animais para adoção responsável pelo programa Guardião de Fauna

Publicado em 19/02/2025 às 08:58

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-02-14 at 14.15.37 (2)

Foto: Divulgação/ Iema

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) abriu novas oportunidades para quem deseja se tornar um Guardião de Fauna. No momento, 16 animais silvestres estão disponíveis para adoção nesta modalidade, que permite a guarda responsável de bichos que não podem retornar à natureza devido a condições físicas ou comportamentais. Os animais disponíveis são cinco Agapórnis, um Ring Neck, cinco Gaviões-carijó e cinco Tartarugas-de-orelha-vermelha. 

Entre os animais, apenas os gaviões têm deficiência nas asas ou dificuldades de locomoção, o que impede o voo e a reintrodução na natureza. O coordenador de Fauna do Iema, Cosme Carvalho, explica que as demais espécies estão fisicamente saudáveis, mas, ainda assim, precisam de um ambiente adequado para sua manutenção, visto que são espécies exóticas. “Assim, essa modalidade evita que os animais sejam soltos em locais inadequados, o que poderia causar desequilíbrios ecológicos”, destaca.

Os animais, antes de serem disponibilizados para adoção, passaram por avaliação nos Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), onde são acolhidos após resgates, apreensões ou entregas voluntárias. “A modalidade de Guardião de Fauna evita que os animais permaneçam nos Cetras por período superior ao necessário, o que sobrecarregaria os centros, além de assegurar que recebam o cuidado e a atenção adequados”, pontua Cosme Carvalho.

A categoria Guardião de Fauna foi criada pela Instrução Normativa Nº 12-N, de 2020, e é adotada apenas quando não há outras alternativas viáveis, como zoológicos, mantenedores ou criadouros conservacionistas. Para se tornar um Guardião de Fauna, é necessário realizar um cadastro enviando um e-mail para [email protected], informando o nome completo e os animais de interesse. A seleção é rigorosa e feita com base na ordem de inscrição e nas condições do animal. 

O processo de adoção exige o envio de documentos, como RG, CPF, comprovante de residência, Certidão Negativa de Débitos Ambientais (CNDA) e um memorial descritivo do recinto onde o animal será mantido, garantindo que a estrutura atenda às necessidades do indivíduo. O guardião também deve arcar com custos como alimentação, marcação do animal por anilha ou microchip, e apresentar um atestado de saúde anual emitido por um médico veterinário.

Texto: Ana Clara Gonçalves/Fonte:Assessoria de Comunicação do Iema

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro