Idoso fratura três costelas e clavícula após cair de calçada

Publicado em 08/07/2020 às 18:29

Compartilhe

Na madrugada do último sábado (04), às 04h16 da manhã, Waldemar Faller, de 79 anos, que tem como hábito caminhar pelas ruas de Campinho, Sede de Domingos Martins – para a prática de exercícios físicos – ao andar pela calçada da Rua Roberto Kautsky, se desequilibrou e caiu num fosso, de mais ou menos um metro e meio de altura.

Idoso fratura três costelas e clavícula após cair de calçadaO idoso permaneceu no chão por aproximadamente 40 minutos, pedindo por socorro, porém como era de madrugada, ninguém passou pelo local para que pudesse ajudá-lo. Foi então que Leonete Ewald Herbst, que reside perto do local do ocorrido, ouviu gritos de socorro.

“O senhor gritava e gemia de dor. Quando nós o encontramos, ele estava tentando se levantar e havia sangue no chão. Meu marido não aguentou segurar ele, então nós pegamos travesseiros e colocamos no chão para que ele pudesse permanecer deitado”, conta Leonete.

O casal acionou a equipe do SAMU, que segundo o relato de Leonete chegou ao local do acidente em cerca de 30 minutos. O marido de Leonete, Adilson Antonio Herbst, foi até a casa dos familiares do idoso, que se deslocaram imediatamente para ajudar Waldemar.

Idoso fratura três costelas e clavícula após cair de calçada 2Um dos netos de Waldemar, em entrevista ao Portal Montanhas Capixabas, disse que o avô foi levado ao Hospital e Maternidade Doutor Arthur Gerhardt, em Campinho, Domingos Martins. “O médico que o atendeu disse que havia indicações para uma cirurgia, porém, devido à idade do paciente, o procedimento não foi realizado”, afirma.

Waldemar fraturou três costelas e a clavícula esquerda. Ele foi imobilizado com talas, recebeu medicação contra as dores que sentia e ficou em observação até às 11h45 do mesmo dia. O paciente recebeu alta médica e foi para a sua casa, onde permanece em repouso, tomando os medicamentos e recebendo os cuidados dos familiares.

De quem é a responsabilidade?

Em matéria feita pelo Portal Montanhas Capixabas em 2017, representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além da promotora de Justiça do município, Noranei Ingle, assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em relação à acessibilidade e mobilidade urbana, que foi enviado para discussão dos vereadores. Em dezembro do mesmo ano, o TAC se transformou na Lei Municipal nº 2819/2017.

A lei tem como um dos seus princípios, em seu artigo 3º, inciso II, “a segurança, em relação às calçadas, os caminhos e travessias, que devem ser projetados e implantados livres de riscos de acidentes”.

A reportagem do Portal Montanhas Capixabas entrou em contato com a Prefeitura de Domingos Martins, que através de sua assessoria de imprensa esclareceu que a responsabilidade de se instalar algum tipo de proteção no local é dos proprietários dos imóveis.

“Mediante o risco de acidentes, a Secretaria Municipal de Planejamento notificou os mesmos para que seja feita a instalação de um guarda-corpo na calçada. A Prefeitura informa ainda que, enquanto não há a instalação do mesmo, serão colocados cones no local para alertar os transeuntes para o risco de queda”, encerra a nota.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro