Idaf deflagra operação de combate ao mosaico e à meleira do mamão no Estado

Publicado em 13/10/2019 às 14:06

Compartilhe

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), iniciou, no último dia 30, a primeira etapa da “Operação Papaya” nos municípios produtores de mamão do Estado.

 
O Espírito Santo é o maior exportador da fruta no Brasil, que segue basicamente para países da União Europeia. Entretanto, menos de 1,6% do mamão brasileiro é exportado devido ao mercado internacional ser altamente competitivo, cada vez mais exigente em produtos com elevado padrão de qualidade e restritivo em relação aos problemas fitossanitários.
 
Dada a importância da produção desse fruto para a economia capixaba, o Idaf tem adotado uma série de procedimentos para garantir a diminuição dos danos causados por doenças como a meleira e o mosaico.
 
Dentre as iniciativas está a obrigatoriedade de cadastro das lavouras de mamão, instituída pela Instrução Normativa (IN) nº 002, publicada no Diário Oficial de 24 de abril de 2019, visando ao mapeamento de toda a produção.
 
Para o diretor-técnico do Idaf, Fabrício Fardin, as ações são necessárias para conscientizar o produtor sobre a importância do roguing para a defesa fitossanitária das plantações.
 
“Alguns produtores, por desinformação, acabam retardando o corte das plantas adoecidas, colocando em risco a própria produção e a dos produtores vizinhos.  O mosaico e a meleira são doenças de difícil controle e rápida disseminação, tornando necessária uma rápida ação do produtor ao identificar os sintomas nas plantações”, disse Fardin.
 
Além das ações nas áreas rurais, o Idaf tem orientado a população a efetuar o corte de mamoeiros em áreas urbanas, pois é comum a presença de doenças em plantas nos quintais de residências, utilizadas para o consumo próprio da fruta. Uma solução apresentada é a substituição do pé-de-mamão por um outro tipo de espécie frutífera, de acordo com as condições climáticas e de solo do município.
 
A Operação Papaya
 
Trata-se de um conjunto de ações fiscalizatórias, realizadas pelos agentes do Idaf, para fazer cumprir, por parte dos produtores rurais, as práticas agrícolas para controle da meleira e do mosaico do mamoeiro, que têm como única forma de controle oficial a vistoria individual, a identificação e o roguing, por meio do corte rente ao solo, semanalmente. As três etapas da operação durarão até o final do mês de dezembro deste ano e devem atingir todas as plantações de mamão do Estado, cadastradas ou não.
 
Sobre o roguing
 
Roguing é a prática de eliminação de plantas doentes do campo de produção, devendo ser realizada por profissionais fitossanitaristas treinados, e deve o proprietário, arrendatário, possuidor ou detentor de lavoura de mamão promover este manejo às suas expensas, não lhe cabendo qualquer indenização.
 

Veja também

Centro de Logística da Educação

Governo do Estado inaugura Centro de Logística da Educação e moderniza gestão de materiais da Rede Estadual

programa de formação

Ministério da Saúde lança programa de formação técnica para o SUS

apreensão em cruzeiro

Cruzeiro chega ao Brasil com alimentos que podem trazer doença devastadora para a suinocultura

tec renovavel

Tecnologia sustentável para mudas de café ganha destaque em evento no norte do ES

ginastica es

Festival de Natal reúne ginasta olímpica e alunas do Campeões de Futuro

cats

Saudade

ipva 26

Pagamento do IPVA 2026 começa em abril e pode ser feito em seis cotas

sem homicidios

Onze municípios capixabas estão há mais de um ano sem registrar homicídios