Idaf alerta produtores quanto à contratação de serviço de topografia particular

Publicado em 15/11/2018 às 13:17

Compartilhe

Com o intuito de acelerar o processo de regularização fundiária, diversos produtores rurais capixabas estão contratando serviço de topografia particular para realizar a medição dos imóveis devolutos.

A prática é aceita pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), mas o órgão faz algumas ressalvas para que o serviço seja concluído de forma correta.

Dentre as medidas que devem ser tomadas estão: exigir que a medição seja georreferenciada e cadastrada no Sistema de Gestão Fundiária (Sigef); coletar a assinatura de todos os vizinhos reconhecendo as divisas da terra e verificar se o profissional que vai executar o serviço de topografia é credenciado junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para georreferenciamento de imóveis rurais.

De acordo com o subgerente de Geografia e Cartografia do Idaf, Vailson Schineider, a checagem do credenciamento é simples e pode ser feita pelo site da Sigef (sigef.incra.gov.br): “Abrindo o site, é só clicar em consultar e depois em credenciados. Nessa aba, é possível colocar o nome do profissional e verificar se ele é, de fato, credenciado no Incra”, informa Schineider.

Documentos

Para encaminhar o processo para o Idaf é necessário que o técnico providencie ainda: duas vias da planta topográfica e do memorial; duas vias dos termos com as assinaturas de cada vizinho; arquivos digitais da medição gravados em CD e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do serviço, além de cópia simples dos documentos pessoais e documentos da terra que deverão ser apresentados pelo requerente. Todas as informações estão disponíveis na Instrução Normativa 10/2018 e podem ser acessadas pelo site do Idaf.

Vale ressaltar ainda que não é necessário reconhecer firma em nenhum dos documentos. “Se todas as informações e documentos estiverem corretos, é possível reduzir em até 80% o tempo de análise no processo e emissão do título de legitimação, beneficiando mais rapidamente o produtor rural”, conclui.

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas