ICEPi desenvolve jogo educativo para o enfrentamento à dengue

Publicado em 18/11/2023 às 15:18

Compartilhe

ICEPi-desenvolve-jogo-educativo-para-o-enfrentamento-a-dengue

O Caça Dengue traz de forma lúdica e educativa os cuidados necessários à prevenção da doença e ao combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O jogo, desenvolvido pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), apresenta os conceitos básicos da doença, os sintomas e a importância de eliminar os focos do mosquito.

O Dia Nacional de Combate à Dengue, acontece sempre no penúltimo sábado de novembro. E a data é uma boa oportunidade para baixar e conhecer o jogo educativo Caça Dengue, que já está disponível.

Na jornada de combate ao Aedes aegypti, o jogador recebe dicas e informações úteis sobre como prevenir a dengue, como identificar focos do mosquito e como agir em caso de sintomas da doença.

O Caça Dengue é composto por mini-jogos, como “Jogo da Memória”, “Quebra-Cabeça”, “Limpe o Parque” e “Coleta Seletiva”. Ele é gratuito e já está disponível para baixar em celulares e tablets que operam no sistema Android e também em computadores pelo site https://jogoseducativos.saude.es.gov.br/   

Um dos desenvolvedores do projeto, o coordenador de Sistema de Gestão e Tecnologia Educacional do ICEPi, Denis Marchiori, explica que o público-alvo é formado por crianças, adolescentes e suas famílias, bem como agentes de saúde e educadores que desejam utilizar uma ferramenta interativa para ensinar sobre a prevenção da doença. “Os jogadores são inseridos na missão de combater a doença, caçando os mosquitos com uma raquete elétrica, por exemplo”, salienta Marchiori.

O jogo recebeu, recentemente, o certificado de Registro de Programa de Computador, pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), ou seja, foi registrado e já está com a propriedade intelectual protegida.

Os outros desenvolvedores são Eric Coutinho D’Souza, Rodolpho Messias de Almeida e Saulo Caliman Gomes, que fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação e Estímulo à Inovação Aplicadas à Saúde (PROTICSUS), do ICEPi.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos