Hospital Santa Casa de Domingos Martins suspende temporariamente atendimento normal após alta demanda por síndrome respiratória

Publicado em 23/05/2025 às 15:19

Compartilhe

hospital-de-domingos-martins-768x432-2-768x432

Texto: Bruno Caetano/ Foto: Julio Huber

O Hospital Santa Casa de Domingos Martins, conhecido como Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Unidade Arthur Gerhardt, informou nesta quinta-feira (22), que nos últimos dias, esteve operando no limite de sua capacidade assistencial devido ao aumento expressivo de casos graves de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente na ala pediátrica.

Em comunicado divulgado pelo Diretoria Técnica, a instituição explicou que, diante dessa alta demanda, adotou temporariamente a priorização de atendimentos para casos graves, urgências e emergências nas alas pediátricas, visando garantir a segurança e a qualidade do serviço prestado.

De acordo com o diretor técnico, Dr. Robson Tardin Silva, a medida foi necessária para preservar recursos e assegurar o atendimento aos pacientes em maior risco, independentemente da faixa etária.

“Essa priorização foi pontual e essencial diante da sobrecarga momentânea causada pelo aumento dos casos respiratórios em Domingos Martins e na Região Serrana do Espírito Santo, conforme os boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde”, afirma.

“Orientamos à população que, sempre que possível, busque inicialmente as Unidades Básicas de Saúde (UBS), especialmente em casos leves, classificados como “azul” ou “verde” na triagem”, orienta o Dr. Robson.

O diretor também lembrou que o município de Marechal Floriano conta com pronto-atendimento pediátrico de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Por fim, Dr. Robson ressaltou a importância de preservar os serviços hospitalares para casos graves durante os períodos de alta sazonalidade das síndromes respiratórias, garantindo assim uma assistência segura e humanizada para todos.

Segue abaixo, o comunicado oficial do Hospital Santa Casa de Domingos Martins, na íntegra:

COMUNICADO OFICIAL

Hospital Santa Casa de Domingos Martins

Diretoria Técnica

Prezados colaboradores, corpo clínico e comunidade,

Informamos que, devido à alta demanda de atendimentos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente no público pediátrico, o Hospital Santa Casa de Domingos Martins encontra-se, neste momento, operando no limite de sua capacidade assistencial.

Diante desse cenário crítico, e com o objetivo de garantir a segurança e a qualidade do atendimento, comunicamos que, temporariamente, estaremos priorizando exclusivamente os casos classificados como graves, urgências e emergências.

Reiteramos nosso compromisso com a assistência segura e humanizada. Toda a equipe multiprofissional está empenhada em restabelecer o fluxo regular de atendimentos no menor tempo possível.

Solicitamos a compreensão da população, e orientamos que, sempre que possível, procurem outras unidades de saúde da Rede SUS para atendimentos de menor gravidade, até que a normalização plena da capacidade operacional seja alcançada.

Contamos com a colaboração de todos.

Atenciosamente,

Dr. Robson Tardin Silva

Diretor Técnico

Hospital Santa Casa de Domingos Martins

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro