Hospital Regional do Baixo Amazonas realiza ensaio fotográfico com bebês prematuros da UTI Neonatal

Publicado em 16/11/2020 às 18:10

Compartilhe

Em alusão ao Novembro Roxo, mês em que são realizadas ações de prevenção e reflexão sobre a prematuridade, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), transformou a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal) em estúdio, e os bebês e suas mamães em modelos.

O objetivo da ação é chamar atenção para a humanização na assistência médica na prematuridade, bem como, informar sobre a importância da prevenção, durante o pré-natal.

São considerados prematuros, os bebês que nascem com uma idade gestacional inferior a 37 semanas. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, 11,7% do total de nascimentos são prematuros.

“O que causa a prematuridade são as comorbidades que a idade gestacional traz. Em geral são bebês de baixo peso, que necessitam de Terapia Intensiva, apresentam desconforto respiratório, são suscetíveis a ter infecções e possuem dificuldade de se alimentar logo nos primeiros dias, então precisam de nutrição parenteral”, explica a médica pediatra neonatologista do HRBA, Valdenira Cunha.

Durante os registros fotográficos, a equipe multiprofissional do hospital, que é gerenciado pela Pró-Saúde, deu apoio à ação, seguindo todos os protocolos de segurança.

Foi priorizado o posicionamento dos bebês utilizando o método Canguru – posição que consiste em manter o recém-nascido de baixo peso em contato pele a pele, na posição vertical, junto ao peito dos pais.

Luiz Gustavo e sua mamãe, Raimunda Nonata, durante sessão de fotos realizada no HRBA. Crédito: Karlinho Siqueira – Comunicação Pró-Saúde.

Os cliques buscaram retratar a importância desse contato, que é essencial para o fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe e bebê. “Mesmo durante o período de pandemia, temos mantido a presença das mães e dos pais, que auxiliam na recuperação do bebê”, destaca a médica neonatologista.

Fernanda Silveira, mãe da pequena Maria Francisca, que nasceu com 32 semanas e pesando 1.835 Kg, acompanha o tratamento da pequena e participou da ação.

“É fundamental que as mamães façam acompanhamento no pré-natal para prevenir a prematuridade. Minha bebê entrou aqui entubada e, graças a Deus e aos profissionais do hospital, se recuperou bem rápido”, conta Fernanda. A bebê recebeu alta no dia do ensaio fotográfico e foi recebida com muita emoção pelos pais.

Eloá Vitória, paciente em tratamento na UTI Neonatal do HRBA, em Santarém. Crédito: Karlinho Siqueira – Comunicação Pró-Saúde.

O HRBA é reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil. É um dos primeiros hospitais públicos do Norte a conquistar a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A unidade pertence ao governo do Estado do Pará e presta atendimento 100% gratuito via Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nosso hospital é referência para todo o Pará quando o assunto é prematuridade. Entendemos que o cuidado e a presença das famílias são essenciais para que o bebê fique saudável. Diariamente buscamos fortalecer ainda mais a humanização e a qualidade na assistência prestada no HRBA, itens primordiais na gestão da Pró-Saúde”, ressalta o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

As fotos ficarão em exposição no corredor da unidade e também serão entregues aos pais, em arquivo digital e em um porta-retrato, confeccionado com materiais sustentáveis, reaproveitados do próprio hospital, por meio do Projeto Caracol – Giro Ambiental Hospitalar.

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial