Hospital Estadual Central realiza cirurgia intracraniana em gestante de 23 semanas

Publicado em 31/12/2025 às 07:52

Compartilhe

foto-aerea HEC-1-1

Foto: Divulgação/ Sesa

No último dia 17 de dezembro, a equipe médica do Hospital Estadual Central (HEC), localizado no Centro de Vitória, realizou uma cirurgia intracraniana de alta complexidade em uma paciente que estava na 23ª semana de gestação. O procedimento foi indicado após avaliação multidisciplinar, diante do quadro neurológico materno. A cirurgia não teve intercorrências e mãe e bebê passam bem. 

Moradora do interior do Estado, a paciente teve o primeiro atendimento ainda no início da gravidez, por volta da 9ª semana de gestação, após apresentar crises convulsivas. Inicialmente, ela foi encaminhada a um polo de referência regional, onde recebeu o diagnóstico. “Foi devastador”, relatou a gestante. Diante da complexidade clínica, a mulher foi transferida para o Hospital Estadual Central, referência em neurocirurgia de alta complexidade. Agora, a recuperação segue de forma gradual e positiva. 

No dia seguinte ao procedimento, a gestante relatou sentir a bebê se mexer, experiência que reforçou, para ela, o sentido de tudo o que vinha enfrentando. Ao recordar a primeira crise convulsiva, lembra que chegou a cair ao chão, sem impacto para o feto. “Ali eu senti que não era para eu perder essa criança”, afirmou. 

Segundo o neurocirurgião Dr. Leandro Assis, a decisão clínica pela cirurgia foi baseada em um equilíbrio delicado entre a urgência do quadro neurológico e a segurança gestacional. “Sempre que possível, a opção é postergar procedimentos invasivos. Neste caso, a progressão do quadro neurológico passou a representar risco significativo para ambos, o que levou à indicação cirúrgica”, informou.

O Dr. Leandro Assis explicou que cirurgias intracranianas em gestantes exigem planejamento específico desde a fase pré-operatória: “o manejo anestésico foi o ponto crítico. A anestesia em gestantes exige drogas específicas que não ultrapassem a barreira placentária ou que não deprimam o feto, além de um controle rigoroso da pressão arterial para garantir que o fluxo sanguíneo para o útero e a placenta se mantivesse constante. A posição da paciente na mesa cirúrgica também foi adaptada para evitar compressão de grandes vasos abdominais, garantindo a oxigenação adequada para o bebê durante todo o procedimento.”

Ainda de acordo com o especialista, a localização da lesão aumentou a complexidade da cirurgia. “Tratava-se de uma área cerebral relacionada a funções motoras e sensitivas, o que exigiu maior precisão técnica. Para reduzir o risco de déficits neurológicos, utilizamos a monitorização neurofisiológica intraoperatória, essa tecnologia nos permitiu remover o tumor com precisão milimétrica, preservando as áreas sadias do cérebro”, pontuou.

Experiência que faz diferença

Esse tipo de cirurgia não é inédito no Hospital Estadual Central. O HEC tem um histórico consolidado na realização de neurocirurgias em gestantes, o que reforça sua posição como centro de referência no atendimento de alta complexidade neurocirúrgica.

“Realizar uma cirurgia cerebral de alta precisão em uma gestante demonstra que o SUS do Espírito Santo está preparado para os cenários médicos mais desafiadores e que oferecemos um nível de excelência comparável aos grandes centros mundiais, salvando duas vidas simultaneamente”, frisou o Dr. Leandro Assis.

Sobre a Fundação

Criada em 05 de março de 2020 pelo Governo do Estado do Espírito Santo — por meio do Decreto Nº 4585-R — a Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNOVA Capixaba) é uma fundação pública com personalidade jurídica de direito privado, vinculada à Secretaria da Saúde (Sesa). Dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, conforme a Lei Complementar N° 924 de 17 de outubro de 2019, a iNOVA Capixaba tem como missão aperfeiçoar a gestão hospitalar, promovendo a melhoria da saúde pública, redução de custos, regulamentação de compras e cumprimento de metas de desempenho. A iNOVA desenvolve um modelo focado na prestação de serviços ágeis e resolutivos, com o objetivo de solucionar demandas estruturais do sistema de saúde no Espírito Santo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro