Hemoes terá programação especial no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Publicado em 24/11/2023 às 07:56

Compartilhe

doacao-sangue-24-11-freepik

Foto: Freepik

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes), celebra no próximo sábado (25), com a realização de ações, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, e especialmente para essa data, toda a rede hemocentro estadual estará de portas abertas para receber doadores das 7h às 16h.

Cada doação pode representar a diferença entre a vida e a morte de muitos pacientes, principalmente em tratamentos específicos relacionados a doenças crônicas, cirurgias complexas e até mesmo tratamentos oncológicos que podem necessitar de transfusão de sangue. Uma única doação pode salvar até quatro vidas, o que destaca ainda mais a importância da doação. 

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é uma oportunidade especial para reconhecer e expressar a gratidão a esses heróis anônimos que, com sua generosidade, oferecem esperança e oportunidade de cura e sobrevida a quem muito necessita.

Um exemplo de cooperação no trabalho do Hemoes foi a coleta de sangue realizada em Marechal Floriano, no último dia 10, em que mais de 90 pessoas doaram sangue. “Doar sangue é um ato de amor. A campanha de doação é muito importante para aumentar a capacidade do banco de sangue estadual. Nossa gestão parabeniza aos doadores e pede para que novas pessoas doem”, disse a secretária de Saúde do município, Maria Arlete Novaes. Clique aqui e leia a matéria completa.

Para a diretora geral do Hemoes, Marcela Murad, essa iniciativa de comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, realizando atendimento em toda a rede do Hemoes, é muito benéfica para reforçar na sociedade a importância de ser um doador. “É uma forma de sensibilizar as pessoas, contar histórias à sociedade sobre como um gesto tão nobre pode mudar a vida das pessoas, além de estimular quem já doou em algum momento a se lembrar da importância de retornar com as doações e, principalmente, que com uma simples doação podemos salvar até quatro vidas”, explicou Marcela Murad.

A diretora do Hemoes agradeceu a todos os doadores de sangue. “O Hemoes parabeniza esse gesto de cada doador de sangue, que além da solidariedade e bondade, reflete o amor ao próximo. Muitas vidas são salvas com uma doação”, completa.

Estoque de sangue

O estoque de sangue do Hemocentro de Vitória, nesta quinta-feira (23), conta com 233 bolsas de sangue A+, e 01 bolsas de sangue A-.

Já do tipo sanguíneo AB, estão disponíveis 52 bolsas de AB+, e 10 bolsas de sangue AB-.

Quanto ao tipo sanguíneo B, o estoque tem 149 bolsas de B+, e 03 Bolsas de B-. No estoque, também há 189 bolsas de sangue O+ e 03 bolsas de sangue O-.

Gota de Vida

A população também poderá utilizar o aplicativo Gota de Vida que foi desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), em parceria com o Hemoes, e que tem diversas funcionalidades sobre os requisitos necessários para ser um doador de sangue, além de ter uma interface parecida com uma rede social.

Pela plataforma, além de saber se é apto a doar sangue, o usuário também pode agendar a doação, verificar o estoque de cada tipo sanguíneo e acessar o mapa do Hemoes e hemocentros regionais. Depois de efetivar a doação, o cidadão também acompanha uma contagem regressiva de quando poderá doar novamente.

O aplicativo está disponível de forma gratuita e pode ser baixado nos celulares e tablets, por meio das lojas App Store e na Google Play: https://app.gotadevida.icepi.es.gov.br/

Ações no Hemocentro

No Hemocentro coordenador, em Vitória, haverá programação especial para a recepção de doadores que comparecerem, no sábado (25), para a realização da doação de sangue durante o atendimento que será de 8h às 16h;

Programação

8h – Será servido café da manhã especial aos doadores;

8h30 – Haverá entrega de certificados ‘Doador Amigo do Hemoes’;

9h – As ações contam com as doações dos grupos de animação Super Amigos, Palhacinha Trancynha e parceiro Dionis, além do Palhaço Didico, que estarão realizando a doação de sangue e animando o dia dos doadores.

– Ainda no horário de 9h, haverá atendimento aos grupos de doadores já agendados, da Paróquia Santa Maria Goretti de Jardim América em Cariacica; Doação do grupo membros da Igreja Universal localizada na Reta da Penha, em Vitória, que estarão acompanhados pelo Pastor Francisco Ricardo Lima Nascimento; Doação do grupo da Empresa Suzano Papel e Celulose e do grupo de doadores da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Espírito Santo (OAB-ES);

Para informações sobre endereços dos hemocentros clique aqui.

Fonte: SESA

Veja também

brasil-12-04-ft-secretaria-municipal-de-sao-sebastiao

Justiça liberta donos dos cães que atacaram a escritora Roseana Murray

geral-01-03-Luciano-Rocha-STJ

Manter foro privilegiado mesmo ao deixar cargo é voto da maioria no STF

cultura-12-04-ft-div

Fames celebra Semana da Voz com performances eruditas e populares de Jacob do Bandolim a Vivaldi

esportes-12-04-ft-div-gov-es

Remo Paralímpico do Vitória FC fatura ouro na 1ª regata de 2024

esportes-12-04-ft-divulg

Final do Capixabão 2024 será transmitida em varias emissoras neste sábado (13)

AGRO-12-04-FT-GOV-ES-DIVUL

Feira ES+Café promove imersão no universo da cafeicultura capixaba

geral-11-04-Reproducao-Banco-Central

Banco Central lança moeda de R$ 5 em comemoração ao bicentenário da constituição do pais

geral-11-04-freepik

Ifes lança editais com 1.045 vagas em cursos técnicos a distância e presencial