Hamas liberta militar israelense mantida refém por 15 meses

Publicado em 30/01/2025 às 10:47

Compartilhe

freepik__upload__81102

Foto: Freepik

O governo de Israel confirmou a libertação da soldado Agam Berger, de 20 anos, que esteve em cativeiro do Hamas por 15 meses. Ela foi sequestrada na base feminina de Nahal Oz, próxima a Gaza, em 7 de outubro de 2023, e era a última das sete militares capturadas pelo grupo extremista a ser solta.

Segundo comunicado do Exército israelense, Agam Berger deixou o cativeiro por volta das 9h (horário local) e está sob proteção das forças especiais das IDF e da ISA enquanto retorna ao território israelense. Ao chegar, passará por uma avaliação médica inicial.

A libertação de Agam faz parte de um acordo que prevê a soltura de três reféns israelenses em troca de 110 palestinos detidos por Israel. Além dela, Arbel Yehoud, de 29 anos, e Gadi Moses, de 80, serão entregues à Cruz Vermelha em Khan Younis, no sul de Gaza. O Hamas também libertará cinco trabalhadores tailandeses sequestrados em Israel.

Imagens do momento da libertação de Agam foram divulgadas nas redes sociais. De acordo com o Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas, a soldado passou por exames médicos e está bem. Ela já se reencontrou com sua família em um ponto de recepção no sul de Israel e, em seguida, deve ser encaminhada ao Hospital Beilinson, próximo a Tel Aviv, onde outras quatro reféns libertadas no sábado—Karina Ariev, Daniella Gilboa, Naama Levy e Liri Albag—também estão sendo tratadas.

Anteriormente, em 30 de outubro de 2023, a soldado Ori Megidish já havia sido resgatada, enquanto Noa Marciano, de 19 anos, foi morta em Gaza e seu corpo recuperado em novembro.

Durante o período de cativeiro, as famílias das militares sequestradas pressionaram o governo israelense, divulgando vídeos que mostravam as reféns ensanguentadas e cercadas por membros do Hamas. As forças israelenses reconheceram falhas na defesa da base de Nahal Oz, de onde as cinco mulheres foram levadas e mantidas juntas por um tempo.

O chefe do departamento médico do Hospital Beilinson, Noa Eliakim-Raz, destacou a forte conexão entre as ex-reféns devido ao que viveram juntas. O Hamas não as libertou durante um cessar-fogo de curta duração em 2023, apesar de um acordo prever a soltura de mulheres e crianças. O grupo justificou a decisão alegando que elas eram soldados da ativa.

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana