Governo lança edital de seleção do Programa Bolsa Atleta Capixaba

Publicado em 22/09/2018 às 11:09

Compartilhe

Nesta quarta-feira (19), o Governo do Estado lançou o edital de seleção do Programa Bolsa Atleta Capixaba 2018/19, com mais vagas para esta temporada. O evento aconteceu no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, em Bento Ferreira, Vitória, e contou com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Rodrigo Ronchi, além de atletas e paratletas de diversas modalidades esportivas.

O governador Paulo Hartung destacou a relevância social e estratégica do Programa Bolsa Atleta, e ressaltou ainda a importância de a sociedade adotar práticas saudáveis, com alimentação balanceada e realização de atividade esportiva com regularidade. “Este é um evento importante, em que estamos lançando e ampliando o bolsa atleta. Eu acredito na prática esportiva porque, no meu treinamento de vida, este tipo de prática tem um papel estratégico, que é o trabalho em equipe e a capacidade de formar time. Parabenizo os atletas e profissionais da equipe que trabalharam bastante para manter esse programa de pé”, destacou Hartung.

Para ser candidato ao benefício, o desportista deve estar entre os três primeiros lugares em competições nacionais ou internacionais. Serão concedidas 128 bolsas, 61% a mais que na última temporada. O investimento será de R$ 2.004.000,00 (2 milhões e quatro mil reais).

O programa surgiu em 2010. Daquele ano até 2017, foram destinados R$ 10.452.000,00 (dez milhões e quatrocentos e cinquenta e dois mil reais), disponibilizando 604 bolsas a atletas e paratletas.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Os atletas contemplados serão divididos em quatro categorias: Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpica/Paralímpica. Caso haja empate na seleção, um dos critérios para a escolha é a colocação em disputas estaduais.

O edital será disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), a partir desta quinta-feira (20). As inscrições vão até o dia 5 de outubro e deverão ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 10h e das 14h às 17h30 (exceto feriados), na sede da Sesport. A lista preliminar sairá no dia 11 de outubro e o resultado final, no dia 19 de outubro, em ambos os casos no Diário Oficial (DIO).

Entre as pessoas que discursaram no evento estava a medalhista paralímpica de natação, Patrícia Pereira, que já foi bolsista. A nadadora lembrou que o programa foi um fator que contribuiu muito para as suas vitórias no esporte. “Conquistei medalha de prata nas Paraolimpíadas do Rio e, sem dúvida, a bolsa me deu a chance de me dedicar integralmente ao esporte e sonhar novamente para chegar nesse lugar”, disse Patrícia.

O secretário de Esportes, Rodrigo Ronchi, salientou que o benefício visa potencializar os talentos no esporte capixaba. “O Bolsa Atleta é uma forma de continuar incentivando atletas que trouxeram um índice de representatividade para o Espírito Santo nas modalidades em que competem. A intenção é que os resultados sejam ainda maiores”, afirmou o secretário.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral