Governo inaugura Núcleo de Intervenções Rápidas para reforçar uso de tecnologia na segurança pública

Publicado em 29/08/2025 às 08:28

Compartilhe

IMG_1529-1

Foto: Hélio Filho/Seco

O governador Renato Casagrande e o vice-governador Ricardo Ferraço inauguraram, nesta quinta-feira (28), o Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR) do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes). A nova estrutura, que funciona no prédio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), em Vitória, tem funcionamento 24 horas e reúne tecnologias avançadas voltadas ao combate à criminalidade.

O NIR será responsável por centralizar e dar respostas imediatas a ocorrências geradas por ferramentas como câmeras de reconhecimento facial, totens de segurança, cerco inteligente, drones, câmeras corporais e tecnologias embarcadas em viaturas. O núcleo integra o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que orienta as ações de modernização da segurança no Espírito Santo.

Segundo Casagrande, a unificação dos dados tecnológicos fortalece o enfrentamento à violência.

“Quando uma pessoa procurada é detectada por uma câmera, quando um carro roubado é localizado ou ocorre um acionamento do totem, podemos direcionar na mesma hora. Isso sufoca a criminalidade e reduz a impunidade”, afirmou o governador.

Já o vice-governador destacou os investimentos permanentes em pessoal e equipamentos.

“Segurança no Espírito Santo se faz com integração, inteligência e investimento. Hoje mil alunos soldados iniciaram estágio operacional e anunciamos novo concurso para mais mil policiais. Esse núcleo aumenta a velocidade de resposta das corporações e traz mais tranquilidade à população”, disse Ferraço, que também coordena o Programa Estado Presente.

Resultados já alcançados

A inauguração do NIR consolida avanços tecnológicos que já vêm sendo aplicados no Estado:

Cerco Inteligente – implantado em 2022, conta com 1.466 câmeras em operação. O sistema já auxiliou na recuperação de 1.667 veículos roubados ou furtados, além de apoiar investigações criminais e o combate a fraudes fiscais.

Reconhecimento Facial – iniciado em projeto piloto em 2024 e ampliado em 2025, o sistema está presente em prédios públicos, locais de grande circulação e ônibus do Transcol. Até agora, permitiu a prisão de 358 pessoas com mandados em aberto.

Totens de Segurança – começaram a ser instalados em julho e já registraram 25 acionamentos de botão de emergência, que resultaram em 10 ocorrências, incluindo tentativa de homicídio, violência contra a mulher e maus-tratos a animais. Ao todo, 40 totens estão previstos para a Grande Vitória, sendo sete já em funcionamento.

Com a criação do NIR, o Espírito Santo passa a contar com uma central única para análise, monitoramento e resposta em tempo real, com o apoio de inteligência artificial e integração operacional das forças de segurança.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro