Governo do Estado lança Cerco Inteligente Móvel para reforçar combate ao crime

Publicado em 15/11/2025 às 12:24

Compartilhe

Cerco Inteligente Móvel

Foto: Rodrigo Zaca/Governo-ES

O Governo do Espírito Santo lançou, nesta sexta-feira (14), o Cerco Inteligente Móvel, uma nova etapa do Programa Estado Presente em Defesa da Vida voltada a modernizar e ampliar a capacidade de resposta das forças de segurança em todo o Estado. A iniciativa leva tecnologia embarcada às viaturas operacionais, com câmeras veiculares de alta definição para leitura automática de placas e leitores biométricos integrados ao sistema de inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Ao todo, foram adquiridas 300 câmeras veiculares (dash cams) e 300 leitores biométricos, em um investimento de R$ 3,5 milhões. Os equipamentos possibilitam monitoramento em tempo real, reconhecimento de placas e identificação biométrica imediata em campo, mesmo em áreas com baixa conectividade.

A novidade foi anunciada pelo governador Renato Casagrande, em coletiva de imprensa no Palácio Anchieta, em Vitória. “Estamos colocando tecnologia de ponta a serviço da segurança pública. São 300 viaturas capazes de fazer leitura automática de placas, identificação biométrica, rastreamento por GPS e operação com computador embarcado. Não se trata apenas de patrulhamento tradicional: cada viatura passa a funcionar como uma grande unidade móvel de segurança, preparada para dar respostas rápidas e eficientes. É mais proteção para os capixabas e mais capacidade de atuação para nossas forças de segurança”, reforçou.

“Essa é mais uma frente importante de atuação e assim vamos seguir. As câmeras com reconhecimento facial já mostraram a que vieram. Têm resultados com mais de 500 pessoas com passivo criminal em aberto identificadas e retiradas de circulação. Agora temos a ampliação de equipamentos nas viaturas em todo o Espírito Santo, dando mais eficiência e potencializando a atuação das nossas forças de segurança. Quem ganha com isso é o cidadão de bem e toda a sociedade capixaba. Segurança pública aqui é prioridade e o Estado Presente está com um leque operacional bem diversificado”, afirmou o vice-governador e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Ricardo Ferraço.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, detalhou o funcionamento da nova tecnologia e os benefícios das câmeras acopladas às viaturas policiais.

“As câmeras instaladas nas viaturas registram imagens em alta resolução (Full HD), com transmissão criptografada e integração direta ao sistema de Cerco Inteligente, possibilitando a identificação instantânea de veículos com restrições ou suspeitos. Já os leitores biométricos garantem identificação segura de indivíduos, com tecnologia capaz de reconhecer impressões digitais reais e rejeitar tentativas de fraude. O Cerco Inteligente Móvel representa um avanço estratégico dentro da política de segurança pública capixaba”, explicou Damasceno.

As novas ferramentas ampliam a eficiência das operações, fortalecem a segurança dos agentes e aumentam a transparência das abordagens policiais. A iniciativa também reforça a integração com bancos de dados nacionais, como o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). O investimento integra o processo contínuo de modernização tecnológica das forças de segurança, garantindo mais proteção à população e melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam na linha de frente do combate ao crime.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo