Governo do Estado intensifica ações para fortalecer o turismo capixaba

Publicado em 18/09/2025 às 17:50

Compartilhe

Região da Montanhas Capixabas Capa

Foto: Arquivo Pessoal

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), vem ampliando as ações para impulsionar o setor turístico em todas as regiões capixabas. Desde o início do ano, a equipe já percorreu 67 dos 78 municípios e visitou nove das dez regiões turísticas, com o objetivo de conhecer de perto as potencialidades locais e acompanhar os resultados de investimentos em infraestrutura, capacitação e promoção do turismo.

Entre os locais já visitados estão Pindobas, São Roque do Canaã, Itaguaçu, Itarana, São Mateus, Jaguaré, Itaúnas, Sooretama, Pancas, Linhares, Aracruz, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Região do Caparaó e diversos atrativos naturais, culturais e gastronômicos espalhados pelo Estado.

Segundo o secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, a estratégia é valorizar as identidades regionais e transformar os atrativos locais em destinos mais estruturados. “Cada pedaço do Espírito Santo tem um lugar especial. Precisamos identificar o que há de melhor em cada região para atrair ainda mais visitantes. Temos desde praias até montanhas capazes de encantar casais, famílias e grupos de amigos que buscam destinos de qualidade”, destacou.

Mais recentemente, as visitas se concentraram no norte capixaba, contemplando os municípios de Ponto Belo, Montanha e Pedro Canário.

  • Ponto Belo, conhecida como a Capital Estadual da Carne de Sol, combina cultura, agricultura familiar e belezas naturais, como o Balneário Dourado.
  • Montanha, chamada de Capital da Amizade, tem economia voltada para a pecuária, destaque para a carne de sol e atrativos como o Santuário Imaculado Coração de Maria e a Barragem Tutu Reuter.
  • Pedro Canário, com cerca de 26 mil habitantes, é referência na produção agrícola e guarda belezas como cachoeiras, a Lagoa Augusto Ruschi e a Praia do Rio Mariricu.

De acordo com Victor Coelho, as visitas permitem identificar tanto os pontos fortes quanto as principais carências de cada localidade, orientando os investimentos necessários. “O turismo não se constrói da noite para o dia. Estamos fomentando e aprimorando esse setor diariamente, com o objetivo de transformar o Espírito Santo em um grande polo turístico, gerador de emprego e renda”, ressaltou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Setur

Veja também

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas