Governo do Estado institui programa ‘Na Trilha das Meliponas’ para preservar abelhas nativas

Publicado em 03/12/2025 às 08:18

Compartilhe

ABELHAS- FREEPIK

Foto: Freepik

Foi publicada nesta terça-feira (02) a Portaria Conjunta Seama/Iema nº 004-R, de 17 de novembro de 2025, que institui o programa “Na Trilha das Meliponas: Conhecendo para Preservar as Abelhas Nativas Capixabas” nas Unidades de Conservação do Espírito Santo. A iniciativa busca ampliar a proteção das abelhas nativas sem ferrão, promover educação ambiental e fortalecer serviços ecossistêmicos de polinização em áreas preservadas do Estado.

O programa prevê a criação de trilhas específicas dentro das Unidades de Conservação estaduais e de outras categorias, onde serão implantadas colmeias de espécies nativas, desenvolvidas ações educativas e realizadas pesquisas científicas. As atividades serão voltadas para o conhecimento da biologia e ecologia das abelhas, para a valorização da meliponicultura e para a manutenção da floresta por meio dos importantes serviços de polinização.

As trilhas também servirão como espaço para depósito de colmeias provenientes de resgates de fauna e apreensões em operações fiscalizatórias, garantindo que esses enxames sejam direcionados a ambientes adequados para sua sobrevivência e reprodução. Além disso, o programa estimulará a formação de um banco genético de espécies nativas, contribuindo para sua conservação de longo prazo.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) será responsável pela coordenação e execução técnica do programa, incluindo a capacitação de servidores, gestores e monitores ambientais que atuarão diretamente nas ações de educação ambiental. Entre as atividades previstas estão visitas guiadas, oficinas de meliponicultura e a produção de materiais educativos como cartilhas, livretos e banners.

O texto da portaria também autoriza a realização de pesquisas científicas nas trilhas, mediante autorização do Iema e dos gestores das Unidades de Conservação. Esses estudos poderão abordar manejo de colmeias, comportamento, ecologia, genética e avaliação de subprodutos, desde que respeitados os limites das trilhas. Também é proibida a remoção das colmeias de seus sítios originais.

Para viabilizar o programa, poderão ser utilizados recursos do orçamento das próprias Unidades de Conservação, da Seama, do Iema, de fundos ambientais, de condicionantes de licenciamento ambiental, além de doações e outras fontes. Os investimentos serão aplicados na manutenção das colmeias, produção de materiais educativos e demais estruturas necessárias às atividades.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, proteger as abelhas nativas é proteger a base da vida. “Elas sustentam nossos ecossistemas, garantem a regeneração das florestas e nos conectam ao conhecimento tradicional e científico. Este programa fortalece a conservação da biodiversidade e aproxima a sociedade de um dos grupos mais importantes da natureza, porque são justamente essas abelhas que mantêm vivas as próprias Unidades de Conservação, assegurando a polinização das espécies nativas, a continuidade dos ciclos ecológicos e a resiliência das áreas protegidas frente às pressões ambientais”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seama

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral