Governo do Estado inicia restauração das pinturas da Igreja Matriz de Castelo

Publicado em 21/01/2025 às 13:26

Compartilhe

40847960702_c806f0c561_k-1

Foto: Vitor Jubini/MTur

A tradicional Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, situada no Centro de Castelo, que neste ano de 2025 completa 60 anos de existência, vai recuperar sua beleza, além das cores e tradições. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), assinou, nesta terça-feira (21), o Termo de Fomento que visa iniciar o processo de restauração das pinturas em tela e eucatex e das pinturas parietais, ou seja, produzidas diretamente nas paredes do imóvel.

Fruto da ação de preservação de locais de importância histórica, artística e simbólica no Espírito Santo. Com previsão de finalização no mês de outubro, o trabalho de restauração proveniente do Termo de Fomento nº 016/2024 celebrado entre o Governo do Estado, por intermédio da Secult, e a Cáritas Diocesana da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, conta com recursos estaduais no valor de R$ 1,8 milhão.

“A Igreja Matriz de Castelo, para nós que nascemos ou que moramos na cidade, é uma referência. Além de imponente, o local é uma referência de arquitetura. Lembro de quando morava na infância em Povoação. Na primeira vez que fui à igreja, estava com meu irmão João, e não conseguimos parar de olhar para as pinturas do teto. Fazer o repasse desse valor para esse trabalho artístico é uma alegria muito grande. Nosso Governo está totalmente à disposição do município para continuarmos fazendo investimentos em Castelo”, disse o governador Renato Casagrande.

Para o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, o restauro da tradicional igreja contribui simbolicamente para o fortalecimento e preservação de todo o Patrimônio Cultural do Espírito Santo. “A edificação completa 60 anos em 2025 e é um importante espaço para o Estado, reunindo milhares de fiéis todos os anos durante as celebrações de Corpus Christi”, lembrou.

Também estiveram presentes o prefeito de Castelo, João Paulo Nali e o deputado estadual Mazinho dos Anjos.

Sexagenária

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, situada no Centro de Castelo, foi inaugurada em 30 de maio de 1965. Encontra-se edificada no mesmo local da primeira Igreja Católica do município. Sua construção teve início na década de 1950 com a participação ativa da comunidade local, composta na maioria por descendentes de imigrantes italianos. É tombada pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) pela Resolução 02/98 – CEC/SECES, publicada no Diário Oficial do Estado, no ano de 1998.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral