Governo do Estado inaugura novo centro cirúrgico do Hospital Roberto Silvares e ampliação de ponte em São Mateus

Publicado em 10/01/2025 às 08:29

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-01-09 at 14.17.06

Foto: Mateus Fonseca/Governo-ES

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve em São Mateus, nesta quinta-feira (09), para inaugurar obras do Governo do Estado no município. Foram entregues o novo Centro Cirúrgico e a Central de Material Esterilizado do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS). Na área de infraestrutura, Casagrande inaugurou a ampliação da ponte de Pedra D´Água, na ES-010, trecho São Mateus – Guriri.

Casagrande comentou sobre os investimentos do Governo do Estado em São Mateus. “Uma alegria poder entregar a ponte de Pedra D’água, uma ponte importante. Também conseguimos ampliar as faixas dando maior fluidez ao trânsito Guriri, que aumenta muito na época de verão. A duplicação efetiva já está contratada para iniciar depois do Carnaval.  Além das obras de mobilidade, nós hoje também viemos para inaugurar o Centro Cirúrgico do Hospital Roberto Silvares, com cinco novas salas cirúrgicas à disposição da população da região norte, enquanto não fica pronto o Complexo Hospitalar do Norte, que está indo muito bem”, afirmou o governador.

A unidade hospitalar é referência para 29 municípios da região Central-Norte do Espírito Santo, que concentram uma população estimada em 687 mil habitantes. O investimento de R$ 16,19 milhões contemplou a construção de cinco novas salas de cirurgia, em uma área anexa ao prédio já existente no hospital. Com o anexo, o hospital passa a contar com um total de nove salas de cirurgias e procedimentos e a expectativa de aumento da capacidade de realização de cirurgias é de 25%.

Para o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, a inauguração simboliza o compromisso do Governo do Estado em oferecer uma assistência de qualidade, mais ágil e segura para os pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). “A nova estrutura não é apenas um investimento em infraestrutura, mas também um investimento em vidas. Com equipamentos modernos e tecnologia de ponta, estamos ampliando nossa capacidade de realizar procedimentos e reduzindo filas de espera, proporcionando um atendimento mais humano e eficaz. Agradeço ao trabalho da equipe técnica do hospital, que se dedica diariamente para que a saúde pública alcance novos patamares de excelência”, disse.  

O novo anexo do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares conta com cinco novas salas cirúrgicas de grande porte (com 36 metros quadrados cada); sala para recuperação pós-anestésica com oito leitos; área de preparo de vestiário para pacientes eletivos, com capacidade para quatro leitos; sala de acolhimento de familiares; área de repouso com copa e vestiários para a equipe assistencial; posto de enfermagem; e farmácia satélite.

Nas novas instalações, serão realizadas cirurgias eletivas e urgência/emergência nas especialidades de: cirurgia geral, cirurgia ortopédica, neurocirurgia, cirurgia urológica, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia vascular, cirurgia em coloproctologia, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia torácica, cirurgias otorrinolaringológicas, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia oncológica e cirurgias endoscópicas.

Além do Centro Cirúrgico, foram construídos uma Central de Material Esterilizado, com áreas de recepção, descontaminação e separação de materiais, preparo e esterilização, incluindo sala para desinfecção química, armazenamento e distribuição de materiais esterilizados, área administrativa; uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) dimensionada para atender toda a demanda do hospital; e o paisagismo de todo o entorno foi refeito.

Infraestrutura 

A agenda em São Mateus também contou com a entrega da recuperação e ampliação da ponte localizada na comunidade de Pedra D´Água, na ES-010, trecho São Mateus – Guriri. A ponte tem 14 metros de extensão e largura total de 25,30 metros. Conta com superestrutura de vigas pré-moldadas, pista dupla com faixas de rolamento de 3,5 metros cada, acostamentos laterais de dois metros, passeio em ambos os lados e guarda corpo nas laterais com 1,30 m de altura.

As obras foram executadas pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER-ES), com um investimento de mais R$ 3 milhões. Diretor-presidente do órgão, José Eustáquio de Freitas pontuou a importância da recuperação e ampliação da ponte. “Ela é necessária para garantir a segurança e mobilidade de moradores, turistas, comerciantes e caminhoneiros. Vamos continuar fazendo investimentos e trazendo mais conforto e qualidade de vida a este importante município”, frisou o diretor.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social