Governo do Estado celebra publicação de 100% dos órgãos com Planos de Integridade

Publicado em 26/08/2025 às 08:22

Compartilhe

HQF_7746

Fotos: Hélio Filho/Secom

O Espírito Santo alcançou um marco inédito na administração pública brasileira: todos os órgãos e entidades estaduais concluíram a elaboração e publicação dos seus Planos de Integridade. O feito histórico foi celebrado nesta segunda-feira (25), no Palácio Anchieta, durante o evento “Integridade em Atitude: construindo bases sólidas para o Espírito Santo que queremos”, promovido pela Secretaria de Controle e Transparência (Secont).

O encontro reuniu mais de 300 pessoas, entre servidores, representantes de instituições públicas e autoridades, em um momento de valorização da cultura de ética, da integridade e da boa governança no setor público capixaba.

Durante a cerimônia, o governador Renato Casagrande destacou o papel pioneiro do Espírito Santo, primeiro estado do País a alcançar a publicação de 100% dos planos, reforçando o compromisso da gestão com a integridade e a confiança da população nas políticas públicas.

“Quero parabenizar a todos que estão trabalhando a pauta da integridade em nosso Governo. Pedi a cada equipe para elaborar seus planos de integridade. Quando você estabelece um padrão de comportamento e cuida disso se alcança os resultados. Tem que evitar desvios, mas tem que ter resultados e a sociedade nos cobra isso. Veja como foi importante termos chegado até esse momento com capacidade de investimento e com gestão equilibrada”, afirmou o governador.

Na ocasião, os órgãos e entidades públicos estaduais receberam troféus produzidos pela artista capixaba Vivian Chiabay, em reconhecimento ao empenho na elaboração dos planos. Ao todo, foram homenageadas 54 instituições. O governador Renato Casagrande também foi homenageado como protagonista da integridade no Espírito Santo. O reconhecimento destacou sua dedicação à construção de políticas públicas pautadas na transparência, na ética e na responsabilidade com a sociedade capixaba.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, ressaltou que o alcance de 100% na publicação dos planos é resultado de um esforço coletivo. “Esse momento é muito especial para todos nós. Cada servidor que se dedicou a esse processo ajudou a escrever uma nova página da história do Espírito Santo. Hoje, mostramos o quanto é possível fazer diferente, que é possível construir políticas públicas com base na confiança, na ética e no respeito. Esse é um legado que não pertence apenas ao Governo do Estado, mas a toda a sociedade capixaba”, pontuou.

O evento também contou com palestra magna do professor e filósofo Dr. Clóvis de Barros Filho, referência nacional em ética, que abordou o tema “Ética e Valores”, inspirando reflexões sobre os fundamentos que orientam a vida pública e a convivência social.

Encerrando a celebração, a Secont reforçou que a consolidação da integridade é um processo contínuo, que envolve servidores e sociedade, em prol de um Espírito Santo mais justo, transparente e comprometido com o interesse público.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos