Governo do ES reforça vigilância após registro de gripe aviária em granja no RS

Publicado em 21/05/2025 às 08:14

Compartilhe

IAAP - comite gestor

Foto: seag

O Governo do Espírito Santo, por meio do Comitê Gestor de Enfrentamento à Influenza Aviária (CGIA), intensificou o estado de alerta após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em uma granja de reprodução no Rio Grande do Sul, em 15 de maio de 2025. Em reunião realizada nesta terça-feira (20), o comitê alinhou estratégias para ampliar a proteção do plantel avícola capixaba.

Presidente do Comitê e secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli destacou que a articulação entre os setores público e privado permanece ativa desde a chegada do vírus ao Brasil, por meio de aves migratórias, em 2023. “A biosseguridade é fundamental para proteger os criatórios. Precisamos redobrar os cuidados para evitar que o vírus atinja a avicultura comercial, setor essencial para a geração de empregos, renda e segurança alimentar”, ressaltou Bergoli.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) vai intensificar as fiscalizações em granjas, segundo o diretor-geral do órgão, Leonardo Cunha Monteiro. “Temos um sistema de defesa sanitária animal robusto, que impediu o avanço da influenza aviária em 2023. No entanto, o risco continua presente e é fundamental que todas as exigências de biosseguridade sejam rigorosamente seguidas”, alertou. Ele também reforçou a importância da notificação imediata de qualquer suspeita de doença em criações comerciais ou de subsistência.

O gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Raoni Cezana Cipriano, informou que um novo treinamento será promovido para os médicos-veterinários do órgão. “Em 2023, capacitamos 86 profissionais. Agora, novos servidores concursados também serão preparados para atuar em coletas, investigações e avaliações técnicas. Além disso, nossa equipe participará de um exercício simulado de emergência zoossanitária, com foco em granjas de postura comercial, em Bastos (SP), organizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)”, informou Cipriano.

Já o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) ficará responsável por articular com as empresas que monitoram praias e ilhas capixabas, criando um canal oficial de comunicação para casos suspeitos em aves marinhas. A medida busca garantir respostas mais ágeis e eficientes diante de eventuais confirmações da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).

Consumo seguro

O diretor executivo da Associação dos Avicultores do Espírito Santo (Aves), Nélio Hand, reforçou que o consumo de ovos e carne de frango segue seguro. “Não há evidência de transmissão da gripe aviária por meio do consumo desses alimentos. Estamos orientando o setor para reforçar os protocolos de biosseguridade nas granjas e conscientizando também os produtores de subsistência sobre a responsabilidade sanitária”, afirmou.

Embora sejam raros, casos de infecção humana pelo vírus da influenza aviária podem ocorrer por contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas) ou com ambientes contaminados por secreções e fluidos biológicos. O subsecretário de Vigilância em Saúde da Sesa, Orlei Cardoso, informou que as superintendências regionais já estão sendo orientadas sobre os protocolos de suspeita da doença em humanos. Ele também destacou a importância do uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por todos os profissionais envolvidos.

Sobre o Comitê

O Comitê Gestor de Enfrentamento à Influenza Aviária foi criado em 2023, após o primeiro foco da doença no Espírito Santo. É composto por representantes da Secretaria da Agricultura (Seag), Idaf, Secretaria do Meio Ambiente (Seama), Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Secretaria da Saúde (Sesa), Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), Superintendência Federal de Agricultura (SFA/ES) e da Associação dos Avicultores do Espírito Santo (Aves).

Texto: Francine Castro/ Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag/ Idaf

Veja também

11428

Irã ataca base dos EUA no Catar em retaliação a bombardeios contra instalações nucleares

1312

Governo discute regulamentação do balonismo turístico após tragédia em Santa Catarina

Imagem do WhatsApp de 2025-06-23 à(s) 16.12.41_8418b940

Os templos escondidos das montanhas capixabas

{BD286DB5-CBDE-EA6C-6B2D-DEB0ABB6CEDE}

Alfredo Chaves é destaque na principal revista de turismo do Brasil

COLUNA GATRONOMIA

Panache de legumes

oplus_32

Encontro de carros antigos movimenta Santa Isabel no último sábado

juliana_martins

Família cobra agilidade em resgate de brasileira desaparecida no Monte Rinjani, na Indonésia

coluna-vida-saudavel

Avanços tecnológicos revolucionam o tratamento contra a queda de cabelo