Governo do ES oficializa novos batalhões e amplia estrutura da Polícia Militar
Publicado em 07/05/2026 às 08:20
Foto: Hélio Filho/Secom
O governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, oficializou nesta quarta-feira (06), durante solenidade no Palácio Anchieta, uma ampla reestruturação organizacional da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). A medida prevê a criação de novos batalhões, companhias independentes e mudanças estratégicas na estrutura operacional da corporação, com o objetivo de fortalecer a segurança pública em todas as regiões do Estado.
Segundo o governador, a iniciativa representa um avanço importante para a população capixaba. “Os novos batalhões ampliam a presença da nossa Polícia Militar em todo o território e as companhias independentes atendem a uma demanda histórica de diversas regiões. Vamos seguir trabalhando para transformar o Espírito Santo em referência no enfrentamento à criminalidade. No Espírito Santo, quem manda é a lei”, afirmou.
Com a criação das novas unidades, a PMES contará com 666 novas vagas distribuídas entre diferentes postos e graduações, garantindo o funcionamento das estruturas recém-criadas. A reestruturação também deve impulsionar a valorização da tropa, possibilitando a promoção de quase mil policiais militares.
Entre as principais mudanças está a criação do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), com sede em Marataízes, responsável também pelos municípios de Itapemirim, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.
Outra mudança transforma a atual 11ª Companhia Independente no 17º BPM, em Viana. A nova configuração busca ampliar a presença policial e reforçar o combate à criminalidade na Região Metropolitana.
Já a 2ª Companhia Independente passa a ser o 15º BPM, com sede em Afonso Cláudio, atendendo também Conceição do Castelo, Laranja da Terra e Venda Nova do Imigrante.
A reestruturação inclui ainda a criação da 21ª Companhia Independente, abrangendo Itarana, Itaguaçu e Santa Maria de Jetibá, além da 20ª Companhia Independente, sediada em Castelo, com atuação também em Vargem Alta.
O município de Sooretama também será beneficiado com a criação da 3ª Companhia do 12º BPM, medida que deve ampliar o efetivo policial, reforçar o policiamento ostensivo e reduzir o tempo de resposta às ocorrências.
Outra mudança anunciada envolve o Batalhão de Missões Especiais (BME). A atual Companhia de Operações Especiais (COE) será transformada em Companhia Independente de Operações Especiais e Combate ao Crime Organizado (CIOE), unidade que terá estrutura e comando próprios para atuar em operações de alta complexidade e no enfrentamento às organizações criminosas.
A nova companhia ficará responsável por ocorrências críticas, como crises com reféns, ataques coordenados e ações contra lideranças de facções criminosas, garantindo respostas mais rápidas e especializadas.
Enquanto isso, o BME passará a concentrar esforços em treinamentos específicos, aperfeiçoamento de protocolos operacionais e ampliação da atuação ostensiva qualificada em situações de distúrbios civis, controle de multidões e combate à criminalidade urbana.
Para o comandante-geral da PMES, coronel Ríodo Rubim, a iniciativa reforça a presença da corporação em todas as regiões capixabas. “Ao ampliar batalhões e criar novas unidades, aproximamos ainda mais a PM dos municípios. A população passa a contar com uma corporação mais preparada, estruturada e próxima da comunidade”, destacou.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo