Governo autoriza compras públicas de alimentos para apoiar exportadores afetados por tarifas dos EUA

Publicado em 25/08/2025 às 11:10

Compartilhe

CASTANHAS- FREEPIK

Foto: Freepik

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) publicaram, nesta sexta-feira (22), a Portaria Interministerial nº 12/2025, que estabelece regras excepcionais para compras públicas de alimentos. A medida tem caráter emergencial e atende produtores e exportadores brasileiros prejudicados pelas tarifas adicionais impostas pelos Estados Unidos a produtos nacionais.

De acordo com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a iniciativa garante um canal alternativo para escoamento da produção. “A portaria estabelece as regras para as aquisições de produtos da agricultura e da agricultura familiar afetados pelos impostos do governo dos Estados Unidos. O governo do presidente Lula está atento, garantindo empregos, crescimento econômico e buscando novos mercados para os produtos brasileiros”, afirmou.

Poderão participar empresas exportadoras que comprovarem, por meio do Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), terem realizado exportações desde janeiro de 2023, mediante apresentação de uma Declaração de Perda. Já produtores que fornecem diretamente a essas empresas deverão apresentar uma Autodeclaração de Perda. No caso de produtores que exportam sem intermediários, a exigência é a mesma feita às empresas.

A lista de produtos contemplados inclui açaí (em purê, preparações alimentícias e frutas congeladas), água de coco, castanha de caju, castanha-do-brasil, manga, mel, uvas frescas e pescados, como corvina, pargo e tilápia em diferentes apresentações.

As aquisições excepcionais ocorrerão conforme previsto na Medida Provisória nº 1.309/2025 e na Lei nº 14.133/2021, a nova Lei de Licitações e Contratos.

A portaria integra o Plano Brasil Soberano, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para mitigar os impactos econômicos do chamado tarifaço norte-americano. O pacote prevê R$ 30 bilhões do Fundo Garantidor de Exportações (FGE) para crédito a taxas acessíveis, ampliação de linhas de financiamento, prorrogação da suspensão de tributos, aumento da restituição de impostos via Reintegra e estímulo à comercialização de alimentos nacionais por órgãos públicos.

Fonte: MAPA

Veja também

54990387814_39c1d28297_o

Lula vê última chance para acordo Mercosul e UE durante cúpula do Mercosul

IMG-20250310-WA0064 (1)

Prêmio Melhores do Esporte anuncia vencedores nesta quinta (18)

capa_49984_CAFEGovernoES

Deputados aprovam incentivo fiscal para comércio de café cru

HQF_1296-1

O Governo do Estado realizou o III Seminário de Práticas Exitosas do PROETI

Lidiney-1024x687-Foto- Fabricio Ribeiro

Após Comissão Processante, vereadores avançam com CPI contra Lidiney Gobbi

4a2bbe03-fffc-4f51-b871-3f34df92d058

Governo do Brasil lança linha de crédito de R$ 6 bilhões para apoiar caminhoneiros na compra de veículos

Café-capa-mão- FOTO- JULIO HUBER

Aprovado no Senado o Projeto de Lei dos safristas

Design Marcel Carone1

Autismo: um modo próprio de perceber, aprender e se relacionar com o mundo