Governo atua para barrar tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros, afirma Alckmin

Publicado em 30/07/2025 às 09:11

Compartilhe

e9f37922-47d8-4a75-853d-270ff2fdc615

Fotos: Cadu Gomes/VPR

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, afirmou que o governo federal está empenhado em evitar a aplicação de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada pelos Estados Unidos. A declaração foi feita durante entrevista coletiva concedida no fim da tarde desta terça-feira (29/7), em Brasília.

“Estamos trabalhando para que a redução da alíquota seja para todos. Não há justificativa para aplicar uma taxa de 50% a um país que é grande comprador e mantém superávit na balança comercial”, destacou Alckmin.

Segundo ele, os dados do comércio bilateral demonstram que há mais convergência do que divergência entre Brasil e Estados Unidos. “Não faz sentido impor essa tarifa. É uma medida totalmente equivocada”, avaliou.

Ao longo do dia, Alckmin participou de três reuniões no âmbito do Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, criado após o anúncio da medida pelo presidente norte-americano Donald Trump. A tarifa poderá entrar em vigor a partir de 1º de agosto.

Um dos encontros foi com representantes de grandes empresas de tecnologia, como Meta, Google e Apple. De acordo com o ministro, o governo brasileiro propôs a criação de uma mesa de trabalho para tratar de temas de interesse do setor, como ambiente regulatório, inovação tecnológica, oportunidades econômicas e segurança jurídica.

“Regulamentar big techs e redes sociais é um desafio em todo o mundo. Vamos estudar os modelos que já foram implementados, entender o que funcionou e o que recebeu críticas. Não devemos ter pressa. É preciso dialogar e ouvir”, ressaltou.

Alckmin também apontou o setor de data centers como uma oportunidade para aprofundar a cooperação entre Brasil e EUA. “O Brasil tem tudo para se tornar referência mundial em data centers. Temos energia mais barata, renovável e abundante, com destaque para fontes eólica e solar. Isso nos dá vantagens competitivas e segurança jurídica”, garantiu. A reunião contou com a presença de um representante da Secretaria de Comércio dos Estados Unidos.

Articulação com estados e setor produtivo

Ainda nesta terça-feira, o vice-presidente se reuniu com o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e empresários cearenses, além de dirigentes da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), incluindo o presidente da entidade, Luiz Césio Caetano Alves.

Desde o anúncio da possível tarifação, o comitê interministerial tem promovido encontros com setores produtivos potencialmente impactados. Já foram realizadas 25 reuniões, com a participação de mais de 120 empresas e entidades, reunindo cerca de 200 representantes empresariais e de trabalhadores.

Questionado sobre um eventual plano de contingência para apoiar empresas afetadas pela medida, Alckmin reiterou que o foco do governo é evitar a concretização da tarifa.

“O Brasil tem estabilidade, previsibilidade e segurança jurídica. Um plano de contingência está sendo preparado, mas só será discutido caso a taxação se confirme. Até lá, seguiremos trabalhando com firmeza para impedir que isso aconteça”, concluiu.

Fonte: Via MDIC e Agência Gov

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral