Governo alerta para marcas de azeite de oliva impróprias para consumo

Publicado em 07/06/2025 às 11:43

Compartilhe

azeite-de-oliva

Foto: Freepik

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou um alerta sobre oito marcas de azeite de oliva desclassificadas por fraude. Após análises laboratoriais, foi comprovada a presença de outros óleos vegetais, o que torna os produtos impróprios para o consumo.

A investigação foi conduzida pela Secretaria de Defesa Agropecuária, com apoio da Polícia Civil do Espírito Santo e de São Paulo. Os laudos apontaram que os produtos não seguem os padrões exigidos pela legislação, violando a Instrução Normativa nº 01/2012.

Os lotes devem ser retirados do mercado, e estabelecimentos que mantiverem a venda podem ser responsabilizados. O Ministério orienta que consumidores parem de usar os produtos e exijam a troca com base no Código de Defesa do Consumidor.

Denúncias podem ser feitas pelo canal oficial Fala.BR. O Mapa também alerta para a possibilidade de uso indevido de nomes semelhantes aos de marcas conhecidas. A fiscalização faz parte de uma ação nacional para combater fraudes no setor de azeites.

Confira, a seguir, a lista das marcas desclassificadas:

Fonte: Mapa

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas