Governador sanciona Leis de Carreira e Estatuto da Polícia Científica do Espírito Santo

Publicado em 06/01/2026 às 09:52

Compartilhe

policia cientifica

Foto: Divulgação/Governo ES

O governador do Estado, Renato Casagrande, sancionou as leis de Carreira e do Estatuto dos Policiais Científicos, da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), em solenidade realizada nesta segunda-feira (05), no Palácio Anchieta, em Vitória. As normativas são essenciais para a organização e a regulamentação da atuação dos servidores da instituição e possibilitam a realização de um novo concurso público.

Para Casagrande, as novas leis são um marco importante para a consolidação do novo órgão.  “Demos passos importantes para a Polícia Científica, com a criação da organização, a implantação da nova sede e diversos investimentos, buscando sempre fortalecimento institucional. O Estatuto é importante para termos regramento e para respaldar a atuação do servidor. E como sempre digo: investindo nas nossas forças de segurança, seguiremos reduzindo o número de crimes e transformando nosso Estado em um dos mais seguros do País.”

De acordo com o perito oficial-geral da PCIES, Carlos Alberto Dal-Cin, a publicação das leis representa uma grande conquista para a instituição e para a sociedade capixaba. “São normativas fundamentais para o funcionamento e o fortalecimento da Polícia Científica. A Lei de Carreira e o Estatuto garantem segurança jurídica, valorizam os servidores e permitem avanços importantes, como a realização de concurso público, refletindo diretamente na melhoria dos serviços prestados à população”, destacou.

A perita oficial-geral adjunta, Daniela Mendes Louzada, ressaltou que as leis representam um passo decisivo na consolidação da Polícia Científica como órgão autônomo. “Embora existam desafios, as leis eram a base necessária para este momento. Seguiremos trabalhando no aperfeiçoamento dos processos e na valorização contínua dos nossos profissionais”, afirmou.

Entenda as novas leis

Lei Complementar nº 1.136/2025 (Estatuto): Estabelece o regime jurídico dos policiais científicos, definindo direitos, deveres, garantias e o regime disciplinar. A norma assegura a autonomia técnica e científica necessária para a produção de provas periciais isentas.

Lei Complementar nº 1.137/2025 (Plano de Carreira): Estrutura o quadro de servidores, definindo cargos, atribuições e planos de progressão funcional. Inclui regras para ingresso, estágio probatório e mobilidade, além da adequação da tabela remuneratória para as carreiras de Perito Oficial Criminal e Perito Oficial Médico-Legista.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

Natal Premiado 2025

Natal Premiado 2025 distribui 550 mil cupons, sorteia 10 prêmios e movimenta R$ 25 milhões no comércio de Domingos Martins

coluna diversidade

Inclusão na igreja: um despertar que não pode mais esperar

gastronomia com mario

Pesto genovese

Réveillon 2026 para o turismo capixaba

Réveillon 2026 impulsiona turismo no Espírito Santo, com alta no gasto médio e recorde de aprovação

ônibus do Hemoes

Novo ônibus do Hemoes com cadeiras automáticas e capacidade para atender 120 doadores por dia

tratamento de lesões na medula

Ministério da Saúde e Anvisa anunciam aprovação de estudo clínico para tratamento inovador de lesões na medula espinhal

registro de atividade florestal

Prazo para renovar registro de atividade florestal no ES vai até 31 de março

Jackson Lima

Show com Jackson Lima e sorteio de 10 prêmios fecham a programação de Natal em Domingos Martins