Gandini propõe normas para climatização nas salas de aula

Publicado em 28/02/2025 às 09:59

Compartilhe

corpo_48274_GandiniEllenCampanharo5

Gandini observa o impacto das temperaturas elevadas para a concentração e o rendimento dos alunos / Foto: Ellen Campanharo

Proposta orienta sobre elaboração e implementação de planos para garantir conforto térmico tanto nas escolas estaduais, quanto municipais; adesão é facultativa às particulares

Sala de aula precisa ser um ambiente que contribua com o bem-estar dos alunos e dos professores, garantindo maior qualidade para o aprendizado. Diante desta premissa, o deputado Gandini (PSD) apresentou proposta que estabelece diretrizes para elaboração e implementação de planos de climatização das instituições de ensino públicas e privadas do ES.

Conforme o Projeto de Lei (PL) 94/2025, os planos devem levar em conta a Norma Regulamentadora nº 17 (NR-17) do Ministério do Trabalho e Previdência, que atualmente estabelece a faixa de temperatura do ar entre 18°C e 25°C como a ideal para conforto térmico em locais onde são executadas atividades que exigem solicitação intelectual e atenção constantes.

O Projeto de Lei (PL) 94/2025 define como diretrizes para a climatização de ambientes: diagnóstico das condições térmicas das salas de aula e demais espaços; medidas de ventilação natural e sombreamento; planejamento para instalação progressiva de equipamentos, conforme viabilidade técnica e orçamentária; e priorização do uso de soluções sustentáveis.

A proposta de Gandini abre prazo de 120 dias para os municípios apresentarem seus planos a` Secretaria de Estado de Educação (Sedu). As diretorias das escolas da rede pública estadual terão o mesmo prazo. Já as instituições privadas são orientadas a seguir as orientações, mas a adesão será voluntária.

O texto ainda define as possibilidades de a Sedu prestar apoio técnico aos municípios e o Estado cooperar técnica e financeiramente com as prefeituras. Também abre margem para linhas de financiamento, parcerias ou incentivos fiscais. Os prazos e condições para a implementação dos planos serão regulamentados por ato do Poder Executivo.

“Estudos indicam que temperaturas elevadas podem afetar negativamente a concentração, a retenção de conhecimento e o rendimento acadêmico dos alunos. Além disso, professores e demais profissionais da educação também sofrem com o desconforto térmico, o que pode comprometer a qualidade do ensino e o ambiente escolar como um todo”, defende Gandini em justificativa da matéria.

O deputado afirma ainda que a proposta “busca um equilíbrio entre o conforto térmico e a eficiência energética, priorizando o uso de tecnologias sustentáveis e fontes renováveis de energia”.

O PL 94/2025 passará pelas comissões de Justiça, de Educação, de Infraestrutura e de Finanças da Assembleia.

Confira o andamento da proposta na Ales.

Lei vigente

Gandini é autor da Lei 11.605/2022, que já obriga o Poder Executivo estadual a assegurar a temperatura adequada na climatização das salas de aula das escolas públicas estaduais. À época, baseando-se nas regras então definidas pela mesma Norma Regulamentadora (NR-17), o texto estabeleceu a manutenção da temperatura entre 20°C e 23°C nas unidades de ensino.

Fonte: ALES

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral