Frio e chuva fina mudam os costumes de moradores e visitantes de Marechal Floriano
Publicado em 07/06/2019 às 11:00
A baixa temperatura e a chuva fina provocadas por uma frente fria que chegou ontem (06) ao Estado, bloquearam o extenso verão que durou aparentemente até a tarde de ontem em algumas cidades das montanhas, como Marechal Floriano. Hoje (07) conforme a previsão do tempo a tarde e noite serão de frio intenso, podendo atingir os 13 graus.
A baixa temperatura durante toda a manhã impediu a permanência na Praça José Henrique Pereira, a “Pracinha”, de um grande número de pessoas procedentes da sede e interior de Marechal Floriano, de Todos os Santos e Baía Nova, em Guarapari, de Batatal, Aparecida e ainda de São Francisco e São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves.
A maioria dos moradores das zonas rurais desses municípios realiza as suas compras para o consumo familiar e para os cultivos diversos em suas propriedades nos estabelecimentos comerciais desta cidade. Além disso, os aposentados rurais recebem os proventos mensais na rede bancária local.
Residente em Marechal Floriano há poucos anos, o comerciário Jonas Buss, disse que a sua cidade, Afonso Cláudio, a temperatura nesta época é baixa, mas não se assemelha à de Marechal Floriano. “Lá faz frio, mas não é tão rigoroso com a friagem brava desta cidade onde trabalho há poucos anos”, disse.
O aposentado Pedro Correa, de Todos os Santos, Guarapari, afirmou que vem a Marechal Floriano receber os seus proventos mensais da aposentadoria, e foi obrigado a trazer uma capa sobre a blusa para não se resfriar. “Já conheço o que chamamos de vento sul nesta cidade, que é muito mais fria que o nosso lugar”.
De Rio Fundo, em Marechal Floriano, o lavrador Miguel Littig, também achou exagerada a baixa temperatura que registra 13 graus na sede do município. “Vim para adquirir sementes e adubos, mas trouxe minha blusa de frio e um sombreiro para não me molhar entre uma loja e outra”.