Frente fria provoca chuva volumosa e frio intenso no litoral do Sudeste
Publicado em 02/07/2025 às 10:38

Foto: Freepik
A passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste está intensificando os ventos marítimos e provocando acúmulo de umidade nas áreas costeiras. Essa combinação de fatores, aliada à circulação de ventos em níveis mais altos da atmosfera, favorece a formação de áreas de instabilidade que devem persistir nos próximos dias, especialmente no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Até o domingo (6), a previsão é de chuva frequente nessas regiões, com possibilidade de pancadas moderadas a fortes por horas consecutivas. Apesar da baixa probabilidade de raios, o volume acumulado preocupa, principalmente nas áreas de encosta, onde há risco de deslizamentos. Alagamentos e transbordamento de córregos também não estão descartados em cidades litorâneas.
De acordo com estimativas da Climatempo, os maiores volumes de chuva devem se concentrar sobre o estado do Rio de Janeiro, podendo ultrapassar os 150 mm até o dia 4 de julho — índice elevado para um mês tipicamente seco na região. Para o litoral de São Paulo e Espírito Santo, os acumulados devem variar entre 50 mm e 100 mm.
A situação já começa a se agravar. Em menos de 24 horas, algumas localidades da Baixada Santista registraram cerca de 50 mm de chuva. Nesta quarta-feira (2), a precipitação persiste no Litoral Norte paulista. No Rio de Janeiro, áreas como Angra dos Reis, Paraty e o Grande Rio estão entre as mais afetadas. Segundo dados do sistema Alerta Rio, entre as 9h do dia 1º e as 9h do dia 2, foram registrados 80 mm de chuva na Rocinha, 76,4 mm no Alto da Boa Vista e 58,4 mm no Jardim Botânico — volumes superiores à média histórica de julho na capital, que é de 57 mm.
A Região Serrana do Rio também inspira atenção, com previsão de chuvas constantes até sábado. No Espírito Santo, o tempo começa a mudar nesta quinta-feira (3), com previsão de chuva persistente até o fim de semana em áreas litorâneas e cidades da Grande Vitória. Municípios da região serrana capixaba também podem registrar acumulados expressivos.
Frio e mar agitado completam o cenário
Além da chuva, o avanço de uma massa de ar frio de origem polar e o predomínio de céu nublado vão manter as temperaturas baixas em todo o leste do Sudeste. A sensação de frio será mais intensa na Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, em todo o estado do Rio de Janeiro e também no Espírito Santo. As tardes tendem a ser especialmente frias.
Outro alerta importante é para o mar agitado. A formação de um ciclone extratropical na costa da Região Sul e os ventos marítimos constantes devem provocar elevação significativa das ondas, aumentando o risco de ressaca em todo o litoral sudestino.
As autoridades recomendam atenção redobrada para moradores de áreas de risco e regiões litorâneas nos próximos dias.
Fonte: Climatempo