Fórum de Segurança diz que Estupros cresceram 14,9% e feminicídios 2,6% no Brasil

Publicado em 13/11/2023 às 11:01

Compartilhe

mulher-violencia-13-11-freepik

Foto: Freepik

No primeiro semestre de 2023, o número de feminicídios e homicídios femininos cresceu 2,6% no Brasil, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgados nesta segunda-feira (13).

Segundo os números, os  estupros e estupros de vulnerável subiram 14,9%. No total de casos, de acordo com os números absolutos, esses crimes vitimaram 34 mil mulheres. Entre os casos de estupro, 70% deles ocorreram contra meninas de até 13 anos.

Neste primeiro semestre, 722 mulheres foram vítimas de feminicídio no país, contra 704 no mesmo período do ano passado. Os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública usam como base os boletins de ocorrência registrados pelas Polícias Civis dos estados e do Distrito Federal.

De acordo com o Fórum, os números são preliminares e podem ser alterados ao longo das investigações ou quando se tornarem processos.

Conforme a organização, o número de mortes de mulheres por conta do gênero cresce ininterruptamente no Brasil desde 2019.

Os índices mostram que o responsável pelo crescimento da média nacional é a região Sudeste, que foi a única em que o número de feminicídios e homicídios de mulheres subiu. A variação foi de 16,2%, com 273 vítimas.

No Centro-Oeste, aconteceu uma redução de 3,6%, sendo 81 vítimas no total. No Norte, a queda foi de 2,8% (69 vítimas). Já no Nordeste, o índice foi de 5,6% (187 vítimas), sendo a maior redução do período.

Fonte: Portal IG

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro