Formatura do Qualificar ES celebra 1.615 alunos na Grande Vitória e reforça compromisso com a inclusão produtiva

Publicado em 03/06/2025 às 08:50

Compartilhe

5039646073609629077

Fotos: Hélio Filho/Secom

O Governo do Estado realizou, nesta segunda-feira (2), a cerimônia de formatura da primeira oferta de cursos presenciais de 2025 do programa Qualificar ES, com destaque para os polos da Região Metropolitana de Vitória. O evento reuniu 1.615 alunos formados dos municípios de Cariacica, Serra, Vila Velha, Vitória e Viana, e contou com a presença do governador Renato Casagrande.

A ação integra as prioridades do governo estadual e reafirma o compromisso com a qualificação profissional como ferramenta de inclusão produtiva, geração de renda e fortalecimento do empreendedorismo no Espírito Santo.

“Queremos que as pessoas tenham oportunidades, seja por meio do emprego ou do empreendedorismo. Vocês estão aqui buscando dignidade e tiveram a atitude de correr atrás de seus objetivos. As portas estão se abrindo com as oportunidades que vocês conquistaram”, declarou o governador Casagrande aos formandos.

Durante a solenidade, foram entregues 532 kits empreendedores a alunos dos cursos práticos — como Gastronomia, Beleza, Decoração de Festas, Costura e Balonismo —, com o objetivo de apoiar o início de novos negócios e promover a autonomia financeira dos participantes capacitados.

Ao todo, a primeira oferta presencial do programa em 2025 formou 4.714 alunos em 40 municípios capixabas. Entre eles, 771 estudantes participaram de turmas realizadas em parceria com instituições como a Secretaria da Justiça (Sejus), o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), a Associação dos Amigos dos Autistas do ES (Amaes) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Além da Grande Vitória, outros 2.328 alunos do interior do Estado também concluíram seus cursos nesta mesma etapa.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou o impacto social da iniciativa. “O Qualificar ES é uma política pública que transforma vidas. Quando alguém se forma, amplia suas chances de gerar renda, conquistar autonomia e mudar a realidade da própria família e da comunidade. O Estado segue investindo em qualificação com acesso gratuito, material didático, apoio pedagógico e incentivo ao empreendedorismo. O Espírito Santo avança porque acredita nas pessoas”, afirmou.

Criado em 2019, o Programa Qualificar ES já ofertou mais de 800 mil vagas em cursos presenciais, semipresenciais e on-line, consolidando-se como uma das maiores políticas públicas de qualificação profissional do Estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

WhatsApp Image 2025-06-24 at 11.29.06 (2)

Governo do Estado celebra aniversário de 135 anos de Cariacica com novos investimentos

WhatsApp Image 2025-06-23 at 17.04.24(1)

Espírito Santo amplia Salas Marias para fortalecer combate à violência contra a mulher

capa

Jovem atleta de Domingos Martins busca apoio para representar o Brasil em campeonato internacional de Jiu-Jitsu na Itália

A girl with a mug in her hands at the window. Morning coffee on a rainy day. The concept of autumn sadness, cold and not cozy mood. It's raining outside. Warm house romance comfort. Copy space

Geada intensa atinge Centro-Sul com avanço de massa de ar polar

6711

STF valida modelo de microrregiões e fortalece estratégia capixaba para universalização do saneamento

11428

Irã ataca base dos EUA no Catar em retaliação a bombardeios contra instalações nucleares

1312

Governo discute regulamentação do balonismo turístico após tragédia em Santa Catarina

Imagem do WhatsApp de 2025-06-23 à(s) 16.12.41_8418b940

Os templos escondidos das montanhas capixabas