Força pela Vida: operação ‘Moto Segura’ flagra 47 condutores sem CNH

Publicado em 01/08/2025 às 15:12

Compartilhe

fiscalização_moto_segura (10) (1)

Foto: Detran- ES

As forças de segurança pública e viária foram às ruas de nove municípios do Estado simultaneamente com a Operação Integrada “Moto Segura”, na tarde dessa quinta-feira (31). Durante a ação, 47 condutores foram flagrados conduzindo sem ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), colocando em risco a própria vida e segurança nas vias.   

A blitz faz parte da ‘Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas’, incluída no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no ano passado, e compreende o Dia Nacional do Motociclista, oficialmente celebrado em 27 de julho. A ação integrada foi realizada logo após a assinatura do decreto de instituição do Comitê Integrado de Preservação da Vida no Trânsito.   

A Operação “Moto Segura” reuniu mais de 130 agentes das forças de segurança pública e viária que compõem o programa Força pela Vida e integrou ações de educação e fiscalização, buscando conscientizar os motociclistas sobre as normas de trânsito e práticas seguras, e, simultaneamente, identificando e corrigindo irregularidades por meio da fiscalização para garantir o cumprimento da legislação vigente e a segurança nas vias.   

Durante a operação, os agentes abordaram 1.341 veículos e registraram 285 autos de infração por condutas vedadas pela legislação de trânsito. A principal infração registrada foi conduzir veículo sem ter habilitação, com 47 pessoas autuadas e 21 proprietários multados por permitir posse de seus veículos a pessoas sem a Carteira Nacional de Habilitação. Ainda foram registradas infrações por licenciamento vencido (26), veículo em mau estado de conservação (10), viseira em desacordo com a legislação (08), entre outras.    

Também foi feita uma prisão em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e um menor de idade foi entregue ao Conselho Tutelar por condução de motocicleta em rodovia.   

O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou a importância da atuação da fiscalização. “O governador Renato Casagrande instituiu hoje o Comitê Integrado de Preservação da Vida no Trânsito. É um passo importante para o fortalecimento das ações de fiscalização e de educação para o trânsito no Estado, com objetivo principal de salvar vidas. Na sequência, realizamos essa grande operação com foco nas motociclistas, que representam quase metade de todas as mortes no trânsito. Então, a fiscalização e conscientização desses condutores é essencial para termos um trânsito seguro”, disse.   

O gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato, reforçou: “O objetivo primordial da Operação ‘Moto Segura’ é a preservação de vidas. As forças de segurança estão integradas e realizam essa blitz simultânea para promover a educação e a fiscalização de motocicletas e seus condutores, fortalecendo as ações de prevenção a acidentes, especialmente nessa primeira Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas. O objetivo é tirar de circulação condutores e veículos que apresentem irregularidades, garantindo um ambiente de trânsito mais seguro e em conformidade com a legislação de trânsito e, assim, reduzindo o número de sinistros envolvendo motocicletas e contribuir para a segurança viária no Estado.”   

A operação “Moto Segura” contou com a atuação de efetivos do Detran|ES; da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), por meio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (Bptran), 10º BPM – Guarapari, 12º BPM – Linhares, 9º BPM – Cachoeiro de Itapemirim, 8ª Cia Independente – Santa Maria de Jetibá, 9ª Cia Independente – Itapemirim; da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Delitos de Trânsito (DDT); da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES).    

Também contou com participação de equipes da Guarda Civil Municipal de Vitória (GTO/GCMV); da Guarda Civil Municipal de Vila Velha (GMVV); da Guarda Civil Municipal de Cariacica (GMC); da Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito de Serra (GCMS/DOT); da Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito de Linhares (DETRO/GCML); da Guarda Civil Municipal de Cachoeiro de Itapemirim; da Guarda Civil Municipal de Itapemirim; da Guarda Civil Municipal de Anchieta; da Polícia Rodoviária Federal (PRF); do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES); da Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).   

Fonte: Assessoria de Comunicação do Detran|ES   

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral