Força e superação: bebê recebe alta após longa internação no Himaba

Publicado em 21/12/2025 às 11:41

Compartilhe

Equipe UTIP e a família de Bernardo

Foto: Divulgação/ Sesa

O nome Bernardo, de origem germânica, significa “forte como um urso”, carregando em si força e bravura. A escolha do nome pelos pais, Cybele e Leonardo Pereira Neuber, não poderia ser mais acertada. O menino, de apenas seis meses, já enfrentou grandes batalhas pela vida e, nesta sexta-feira (19), após 114 dias de internação, finalmente pôde ir para casa junto aos pais. As equipes do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) celebraram o momento com um corredor de alta, no qual os profissionais que cuidaram de Bernardo e de sua família se emocionaram com a alegria da alta.

Durante a internação, Bernardo foi submetido a duas cirurgias cardíacas, além de outros procedimentos complexos, laparotomias e intubações, chegando ao menor peso de 4,5 kg e, atualmente, apresenta recuperação satisfatória pesando 5,2 kg, com boa evolução clínica e neurológica, já se alimentando por sucção. A mãe relata que a evolução no quadro clínico da criança é um presente de Natal adiantado para a família.

“Sair pelo corredor da alta com meu filho nos braços é a maior vitória da minha vida. É deixar para trás dias difíceis e seguir em frente com o coração cheio de alívio, gratidão e amor. É a certeza de que tudo valeu a pena. Sou muito grata a todos que cuidaram do meu filho com tanto carinho e atenção. Cada cuidado fez diferença na nossa vida”, declarou Cybele.

A diretora assistencial do Himaba, Vanuza Guastil, destaca que o caso do Bernardo exigiu uma assistência altamente especializada e contínua. “Esse desfecho reforça a capacidade da rede pública de oferecer assistência pediátrica de alta complexidade, com estrutura, profissionais capacitados e foco permanente na qualidade e na humanização do cuidado”, afirmou.

O diretor-geral do Himaba, Claudio Amorim, aponta que iniciativas como o corredor de alta vão além de um fluxo assistencial ou de um indicador de gestão e representam a tradução do cuidado humanizado na prática. “Esse é um momento de reconhecer a trajetória da criança e de sua família, que fortalece o vínculo entre equipe, pacientes e familiares, além de ressignificar o trabalho dos profissionais, ao permitir que todos compartilhem a vitória da recuperação”, ressaltou Amorim.

Mensagem de esperança

Para as mães que seguem com seus bebês internados, Cybele reforça a importância da resiliência para viver esse momento. “Quero dizer aos pais e às mães que ainda estão nessa luta para não desistirem. Eu sei o quanto é difícil, o quanto cansa e o quanto dói ver um filho passando por tudo isso. Mas cada dia vencido já é uma vitória. Tenham fé, confiem no tempo de cada bebê e sigam firmes, mesmo quando o coração estiver apertado. O dia da alta chega e, quando chega, tudo o que foi vivido ganha sentido. Vocês são mais fortes do que imaginam e não estão sozinhos.”

Fonte: Sesa

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro