Força da água carrega ponte e deixa moradores desabrigados em Domingos Martins

Publicado em 26/01/2020 às 13:46

Compartilhe

A alta do nível do Braço Norte do Rio Jucu causou alagamentos em diversas comunidades de Domingos Martins. Uma das localidades mais atingidas foi Ponto Alto, onde as águas alagaram ruas, casas, comércios e plantações agrícolas. O nível mais alto de água foi registrado no final da tarde deste sábado (25). Nove pessoas estão desalojadas.

Voluntários tiveram que ajudar a moradores próximos do manancial a sair de suas casas e retirar os pertences. Até a igreja católica da localidade ficou com o pátio totalmente alagado. Na manhã de hoje (26), o nível da água já havia baixado, mas algumas ruas permaneciam alagadas.

Outras regiões por onde o rio passa, como Goiabeiras e Pedra Branca, também sofreram as consequências da alta do nível de água. Uma ponte na localidade de Pedra Branca foi arrastada pelo rio e deixou moradores ilhados. Em Goiabeiras, plantações foram inundadas e estradas foram danificadas.

Forca da agua carrega ponte e deixa moradores ilhados em Domingos Martins 02Em São Miguel, Barcelos, Galo e regiões próximas ao curso do rio, os moradores ficaram apreensivos com a alta do nível do manancial. Algumas famílias ficaram ilhadas devido a pontes que foram encobertas pela água.

Em nota oficial, a Prefeitura de Domingos Martins e a Defesa Civil Municipal informam que o município está em alerta em função das chuvas, com registro de diversas ocorrências.

Até o momento já foram contabilizadas 33 pessoas desabrigadas em Aracê, região bastante prejudicada pelas enchentes. Todas foram encaminhadas para a Escola Municipal Luiz Pianzola, na Fazenda do Estado. A comunidade local também está mobilizada na arrecadação de colchões, travesseiros, cobertores e alimentos. As doações podem ser feitas na própria escola. Outras duas pessoas estão em casa de parentes.

“Se você mora em áreas de risco, principalmente perto de rios e próximo a encostas, fique atento, ao primeiro sinal de perigo, deixe a área e procure um local seguro. Atenção também a sinais como rachaduras nas paredes e no chão da residência, árvores tortas e mudanças no solo dos quintais”, alerta um comunicado da Prefeitura. Em caso de ocorrências, a população deve acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone: (27) 99903-1417.

Veja também

lula-conselhao-mc_abr_04122025-13

Lula disse a Trump que América Latina é zona de paz

julgamento-trama-golpista-mc_abr_11092025-8

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

carros - freepik

Como escolher carros usados de forma segura em Portugal

Divulgação

Amantes do vinil terão encontro especial em Pedra Azul, neste sábado (13)

20251210_100911

Sesa promove seminário que orienta municípios capixabas para enfrentar o período sazonal das arboviroses

WhatsApp Image 2025-12-11 at 16.30.30 (1)-1

PMES participa da solenidade de posse da nova Presidente do TJES

sofa - freepik

Agronegócio exporta US$ 13,4 bilhões em novembro e responde por quase metade das vendas externas do país

2151728321

Semana Nacional incentiva capixabas a se cadastrarem como doadores de medula óssea