Folhas caídas de árvores embelezam ruas e propriedades durante o outono
Publicado em 17/05/2020 às 04:13
A baixa temperatura dos últimos dias, acompanhada de uma chuva fina e insistente e ventos moderados, provocou a queda da temperatura, deixando o outono com jeito de inverno nas montanhas capixabas. A atual estação do ano ainda é mais evidente com as muitas folhas caídas das árvores, como acontece em propriedades rurais, sítios e também nos espaços ajardinados da região.
Numa propriedade na sede de Marechal Floriano, que é coberta por árvores de espécies diferentes, o trabalho para remover toda a folhagem das árvores que caiu neste fim de semana chuvoso, não ficará somente em um dia. “Amanhã cedo a nossa servidora iniciará a limpeza, mas tudo isso faz parte da natureza”.
Assim o professor de Biologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Oberdan José Pereira, encara essa situação atribuída por ele à natureza. “Está chegando o período mais frio do ano e assim as folhas despencam das árvores e dão lugar a outras que surgirão após o inverno”
Para o secretário de Obras e Serviços Urbanos de Marechal Floriano, Antônio Malini, as árvores plantadas pelo homem ou as naturais mantidas ao longo dos anos nos locais públicos como praças às margens da linha férrea, sempre passam por quedas de folhagens, durante o outono. “No início da estação a nossa turma sempre tem mais trabalho na varrição da cidade”.
Para o servidor braçal Aristides Silva, o fenômeno sempre acontece anualmente quando a temperatura fica mais baixa e os ventos, embora frágeis, derrubam as folhas e as espalham pelo chão. “Estamos acostumados a fazer esse prazeroso serviço”, disse.