Fiscalização das atividades de movimentação de terra sofre modificações em Domingos Martins

Publicado em 05/08/2022 às 09:36

Compartilhe

Fiscalizacao-das-atividades-de-movimentacao-de-terra-sofre-modificacoes-em-Domingos-Martins

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Domingos Martins realizou uma reunião com operadores de máquinas (tratores, retroescavadeiras e outros) e empresários da área para esclarecer mudanças importantes na fiscalização e responsabilização civil e criminal das atividades de movimentação de terra realizadas no município.

A iniciativa faz parte de um plano de ações formatado em conjunto com diversas entidades, entre elas, Polícia Militar Ambiental e Ministério Público, para coibir a atividade ilegal de movimentação de terra e parcelamento irregular do solo no município.

Mesmo com a fiscalização e monitoramento constante, ainda há, de acordo com dados da Secretaria, registros significativos de atividade ilegal no município. “Continuamos a buscar medidas e alternativas para mudar este cenário, precisamos agir agora para evitarmos problemas sérios no futuro. Uma dessas medidas é a mudança na fiscalização e responsabilização dos envolvidos, conforme a Lei Municipal 2345, de 2011” destacou o secretário Daniel Wruck.

A partir de agora, a responsabilização pela realização de atividade ilegal não será mais somente do contratante do serviço, mas também do proprietário e/ou operador da máquina. O subtenente Borlot, da Polícia Militar Ambiental, detalhou que os proprietários e/ou operadores de máquinas também terão a obrigação de apresentar a devida licença. “Não poderão alegar que a licença está com o contratante do serviço. A apresentação do documento deve ser no ato da fiscalização”, informou.

Borlot acrescentou que outra mudança adotada a partir de agora é que uma vez autuada, a máquina será lacrada e não poderá ser retirada do local de autuação como antes. “Esta máquina só poderá voltar a atividade após a conclusão do processo”, garantiu.

O prefeito Wanzete Krüger também participou da reunião e destacou que é preciso unir forças para acabar com a atividade ilegal. “Nosso município não para de crescer, mas precisamos do progresso ordenado e equilibrado, com respeito ao meio ambiente”, afirmou.

Também estiveram presentes na reunião o vice-prefeito, Fábio Anselmo Trarbach, a promotora de Justiça, Noranei Ingle, e o comandante da Polícia Militar em Domingos Martins, Major Edinei Balbino de Souza, além de outros representes de entidades públicas.

Fonte: Asscom/PMDM

Veja também

ginastica es

Festival de Natal reúne ginasta olímpica e alunas do Campeões de Futuro

cats

Saudade

sem homicidios

Onze municípios capixabas estão há mais de um ano sem registrar homicídios

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES