Fiscalização apreende carne clandestina e encontra abatedouro em Domingos Martins

Publicado em 18/09/2017 às 22:02

Compartilhe

Uma ação conjunta entre o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) de Domingos Martins, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e a Polícia Militar Ambiental, realizada na manhã da última sexta-feira (15), apreendeu aproximadamente 50 quilos de carne sem inspeção e identificou um local que era utilizado para abate de animais bovinos, na localidade de Ponto Alto.  

A ação foi resultado de uma denúncia feito pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES), que manifestou ter conhecimento de um suposto abate clandestino de bovinos, em Ponto Alto, e que a carne estava sendo comercializada em estabelecimentos na própria localidade. De acordo com a equipe, há suspeita de que a pessoa responsável pelo abate tenha sido comunicada sobre a possível fiscalização.

AbaedouroSegundo o médico veterinário do SIM de Domingos Martins, Mário Cappi Netto, a equipe iniciou a operação indo até o local suspeito de ser um abatedouro, onde mesmo não tendo presenciado a ação, encontrou alguns indícios. “Passamos primeiramente no local onde acontecia o abate, na estrada de Ponto Alto, sentido a região de Goiabeiras, onde verificamos indícios de ocorrências de abate. Foi uma estrutura de mini-curral, com talha pendurada, ganchos, onde também encontramos couro sendo curtido”, conta Mário.

Em seguida, a equipe seguiu para os estabelecimentos onde são comercializadas essas carnes, no qual em um dos locais o grupo apreendeu aproximadamente 50 quilos de carne bovina sem inspeção do órgão oficial. “Os comerciantes foram autuados, multados e toda mercadoria foi apreendida e enviada para incineração”, conta o médico veterinário.  

Ele também faz um alerta aos comerciantes sobre esses produtos clandestinos. “Os comerciantes devem sempre adquirir produtos de origem animal, que tenham registro no órgão oficial e que sejam inspecionados, tanto no municipal, quanto no estadual e federal”, ressalto Mário.

FISCALIZAÇÃO CONTINUA – Para o programa de combate a clandestinidade, o SIM de Domingos Martins possui uma agenda de fiscalização, que inclui tanto atividades educacionais nas principais localidades do município, como também a parte de repressão ao abate clandestino, a produção de queijos, linguiças, mel, ovos e outros produtos que não são inspecionados.    

População deve ficar atenta
O chefe do SIM de Domingos Martins, Adnilses Machado Filho, conta que a quantidade de produtos clandestinos teve um grande aumento. “Nós fizemos uma ação de fiscalização no último mês de abril, mas por razões diversas tivemos que parar o trabalho. A gente observou que neste intervalo de maio até agosto, a comercialização de produtos clandestinos aqui na Sede aumentou assustadoramente, o abate clandestino de bovinos e suínos estava acontecendo à luz do dia”, conta Adnilses.  

Ele também pede que a população fique atenta a esses produtos e manda um recado para as pessoas que comercializam essas mercadorias. “Com essa ação, a gente primeiro alerta a população para evitar esses produtos que é uma questão de saúde pública. Para aquele que não quer se regularizar no serviço de inspeção municipal, estadual ou federal, e quer permanecer clandestino, ele deve saber que existe o órgão de Serviço de Inspeção Municipal, o Idaf e a Policia Ambiental que estão ativos e prontos para reprimir isso, que eu repito, é problema de saúde pública”, ressalta o chefe do SIM.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral