Fim de semana com Festa de São Sebastião em Afonso Cláudio

Publicado em 17/01/2025 às 14:24

Compartilhe

capa

Desde o último dia 11, a Paróquia São Sebastião do Alto Guandu, Afonso Cláudio, celebra a festa do seu padroeiro, São Sebastião, mártir e patrono contra a peste, a fome e a guerra. Esta será a 126ª edição da festividade, mantendo viva uma tradição secular de fé e devoção na região serrana do Espírito Santo. Neste fim de semana haverá uma programação especial da festa.

Criada em 1899, a Paróquia São Sebastião do Alto Guandu é a maior em número de comunidades dentro da Arquidiocese de Vitória, somando 36 ao todo. Durante os dias de festa, a programação religiosa contará com missas, novenas e bênçãos especiais. Todos os dias, às 19h30, foi celebrada uma missa dentro da novena em honra ao padroeiro.

Devoção e História

O Administrador Paroquial, o padre Rodrigo Chagas, que está à frente da paróquia há quatro anos, destaca a forte devoção do povo de Afonso Cláudio a São Sebastião. Segundo ele, essa devoção chegou à cidade junto com os colonizadores italianos, quando a região ainda pertencia à província do Rio de Janeiro, estado que tem São Sebastião como padroeiro.

“A devoção de São Sebastião em nossa paróquia é muito bonita. Esse ano, de forma ainda mais especial, vamos celebrar os 126 anos desta paróquia tão querida, cuja festa já foi reconhecida como Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial do município. Apesar de a paróquia ser grande, com 36 comunidades, todas possuem um amor muito forte pelo padroeiro. Como aqui há muitos agricultores, ele é invocado também como protetor das plantações e da colheita”, ressalta Pe. Rodrigo.

O sacerdote também destaca sua experiência na paróquia. “O povo do interior é fantástico. Eles respondem muito bem ao projeto de evangelização. Com simplicidade e devoção, demonstram grande amor por Deus e pelos santos. Isso motiva ainda mais o padre a manter viva essa fé. Além de São Sebastião, o povo tem grande devoção a Nossa Senhora de Lourdes, devoção deixada pelo Monsenhor Paulo de Tarso, um grande missionário que passou pelo município”, informou.

Durante a festa, a paróquia contará com a presença de padres convidados, tornando a celebração ainda mais especial para os fiéis.

Quem foi São Sebastião?

São Sebastião foi um dos grandes mártires do cristianismo primitivo. No final do século III, durante o império de Diocleciano, ele era um soldado romano, mas também cristão desde a infância. Mesmo sob um dos períodos mais cruéis de perseguição aos cristãos, Sebastião não temeu pregar o Evangelho, chegando a converter diversos soldados.

Ao descobrir sua fé e missão evangelizadora, o imperador ordenou sua morte de forma cruel, amarrando-o a um tronco e mandando que fosse atingido por flechas disparadas por seus próprios companheiros. No entanto, ele sobreviveu e foi resgatado por uma senhora, voltando a pregar o cristianismo. Após ser capturado novamente, foi açoitado até a morte.

Diocleciano tentou impedir que São Sebastião fosse venerado como mártir, mandando jogar seu corpo no esgoto de Roma. Porém, uma mulher teve uma visão indicando o local onde ele estava, e assim o santo foi resgatado e sepultado nas catacumbas de Roma, ao lado das relíquias de São Pedro e São Paulo.

Uma Festa de Fé e Comunidade

Mais do que uma tradição, a Festa de São Sebastião em Afonso Cláudio é um momento de fé, união e gratidão. Com uma programação religiosa intensa e a participação ativa dos fiéis, a paróquia convida toda a comunidade a celebrar e fortalecer sua devoção ao santo padroeiro.

Dia 17/01 (Sexta-feira)

19h:30 – Missa/Novena (Setor São Francisco)

Tema: São Sebastião: Modelo de leigo engajado – Pe. Bruno Firmino (Gesto concreto: óleo e macarrão)

Dia 18/01 (Sábado)

19h:30 – Missa /Novena (Com. Santa Terezinha – V.N.I)

Tema: São Sebastião: padroeiro da agropecuária – Pe. Claudio A. Moreira (Gesto concreto: arroz e trigo)  

Dia 19/01 (Domingo)

8h – Pedalada de São Sebastião – Inscrições: (27) 99839-2290, www.suaincricao.com ou na secretaria paroquial

19h:30 – Missa / Novena (Paróquia São Pedro Guarapari)

Tema: São Sebastião: Esperança por um mundo melhor – Pe. Cesar A. Flegler Delarmelina (Gesto concreto: arroz e trigo)

Matéria: Pascom da Paróquia

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo