Festa terá shows, cultura e gastronomia para celebrar origem do nome de Marechal Floriano

Publicado em 13/05/2025 às 08:01

Compartilhe

Imagem do WhatsApp de 2025-05-12 à(s) 23.10.08_a0a36bdd

Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (13), Marechal Floriano celebra uma data histórica com música e cultura. A partir das 17h, ao lado da Estação Ferroviária, no Centro, moradores e visitantes poderão participar de uma programação especial que marca o dia em que o município passou a ser chamado de Marechal Floriano, em 1900.

Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o evento terá apresentações de grupos de dança locais, barracas com comidas e bebidas típicas, e shows gratuitos com artistas do município, entre eles, Thiago & Rodolfo, Ernesto Mathias e Jarbas e seu Sax, que fará uma interpretação especial do hino da cidade.

O secretário de Cultura e Turismo, Enildo Cardoso, destaca que a celebração surgiu da iniciativa da própria comunidade, em parceria com a Prefeitura. “Nossos grupos culturais e artistas estão doando o tempo e o talento para que essa data não passe em branco. É um evento simples, feito com muito carinho e que mostra o quanto a história da nossa cidade é viva e valorizada pelos florianenses”, disse.

A escolha do local da festa, ao lado da antiga estação ferroviária, não foi por acaso. O espaço é considerado o principal cartão postal da cidade. “Hoje, a estação abriga o Museu da Imigração e o Museu Ferroviário, onde estão peças que contam parte da história dos imigrantes que chegaram à região. É um espaço simbólico e culturalmente importante para o nosso município”, explicou Enildo.

125 de história – Até o dia 13 de maio de 1900, a cidade de Marechal Floriano era conhecida como Vila Braço do Sul, nome inspirado no rio que nasce em Alto Jucu e que se divide entre Domingos Martins e Marechal Floriano. Com a inauguração da estação ferroviária naquele ano, o governo federal decidiu homenagear o então primeiro vice-presidente da República, Marechal Floriano Peixoto, dando seu nome à estação.

“Aos poucos, as pessoas começaram a dizer ‘vou embarcar em Marechal Floriano’, e o nome acabou pegando. Primeiro como distrito Domingos Martins e, mais tarde, com a emancipação, passou a ser o nome oficial do município. É por isso que o 13 de maio é tão importante para nós. Foi nesse dia que deixamos de ser Vila Braço do Sul para nos tornarmos Marechal Floriano”, contou o secretário.

A festa deve se estender até às 21h ou 22h, com a participação do prefeito e vereadores, que também farão falas breves durante o evento. Para a população, é uma oportunidade de confraternizar, valorizar as raízes locais e reconhecer o papel da cultura na preservação da identidade florianense.

Veja também

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas