Festa terá shows, cultura e gastronomia para celebrar origem do nome de Marechal Floriano

Publicado em 13/05/2025 às 08:01

Compartilhe

Imagem do WhatsApp de 2025-05-12 à(s) 23.10.08_a0a36bdd

Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (13), Marechal Floriano celebra uma data histórica com música e cultura. A partir das 17h, ao lado da Estação Ferroviária, no Centro, moradores e visitantes poderão participar de uma programação especial que marca o dia em que o município passou a ser chamado de Marechal Floriano, em 1900.

Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o evento terá apresentações de grupos de dança locais, barracas com comidas e bebidas típicas, e shows gratuitos com artistas do município, entre eles, Thiago & Rodolfo, Ernesto Mathias e Jarbas e seu Sax, que fará uma interpretação especial do hino da cidade.

O secretário de Cultura e Turismo, Enildo Cardoso, destaca que a celebração surgiu da iniciativa da própria comunidade, em parceria com a Prefeitura. “Nossos grupos culturais e artistas estão doando o tempo e o talento para que essa data não passe em branco. É um evento simples, feito com muito carinho e que mostra o quanto a história da nossa cidade é viva e valorizada pelos florianenses”, disse.

A escolha do local da festa, ao lado da antiga estação ferroviária, não foi por acaso. O espaço é considerado o principal cartão postal da cidade. “Hoje, a estação abriga o Museu da Imigração e o Museu Ferroviário, onde estão peças que contam parte da história dos imigrantes que chegaram à região. É um espaço simbólico e culturalmente importante para o nosso município”, explicou Enildo.

125 de história – Até o dia 13 de maio de 1900, a cidade de Marechal Floriano era conhecida como Vila Braço do Sul, nome inspirado no rio que nasce em Alto Jucu e que se divide entre Domingos Martins e Marechal Floriano. Com a inauguração da estação ferroviária naquele ano, o governo federal decidiu homenagear o então primeiro vice-presidente da República, Marechal Floriano Peixoto, dando seu nome à estação.

“Aos poucos, as pessoas começaram a dizer ‘vou embarcar em Marechal Floriano’, e o nome acabou pegando. Primeiro como distrito Domingos Martins e, mais tarde, com a emancipação, passou a ser o nome oficial do município. É por isso que o 13 de maio é tão importante para nós. Foi nesse dia que deixamos de ser Vila Braço do Sul para nos tornarmos Marechal Floriano”, contou o secretário.

A festa deve se estender até às 21h ou 22h, com a participação do prefeito e vereadores, que também farão falas breves durante o evento. Para a população, é uma oportunidade de confraternizar, valorizar as raízes locais e reconhecer o papel da cultura na preservação da identidade florianense.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral