Feriado em Marechal Floriano reduz movimento com parte dos comércios fechados
Publicado em 31/10/2019 às 11:19
Marechal Floriano chegou à categoria de município por meio da Lei Estadual de número 4571, de 31 de outubro de 1991, quando foi desmembrado do antigo município de Domingos Martins, ao qual pertenceu como distrito. O novo município recebeu o mesmo nome da sede no antigo distrito – Marechal Floriano.
Hoje é comemorado o dia da emancipação política de Marechal Floriano e por isso é guardado feriado pela maioria dos profissionais. Estabelecimentos comerciais, toda a rede bancária e parte dos atendimentos oficiais do município não funcionam. A antiga estação ferroviária, atual Casa Cultural Clara Luíza, se mantém recebendo visitas.
Contudo, as ruas da sede que sempre permanecem ocupadas durante os dias de semana com centenas de veículos estacionados ou filas em circulação, hoje são tomadas por excesso de calmaria com a mínima quantidade de veículos automotores e excesso de vagas disponíveis.
O comerciante Jonas Buss aproveitou o feriado para trabalhar em um estabelecimento comercial arrendado e deu folga para duas pessoas que com ele trabalham. “Como o movimento está restrito à um verdadeiro paradeiro permanecerei durante parte do dia sozinho”, disse.
Para o corretor José Mário Fardin, em nada modifica o seu trabalho, já que é acostumado a receber clientes nos fins de semana quando há mais folga para a população. “Aprendi que podemos utilizar os feriados para essa batalha intensificada do dia a dia e assim, trabalhamos sem reclamações”.