Fé, arte e tradição marcam Corpus Christi em Santa Isabel, em Domingos Martins
Publicado em 19/06/2025 às 16:50

Texto e fotos: Eloísa Leite
A comunidade de Santa Isabel, em Domingos Martins, viveu momentos de fé com a tradicional confecção dos tapetes de Corpus Christi, realizada na noite de ontem (18). Voluntários de todas as idades se reuniram para transformar o asfalto em um grande mosaico religioso, feito com flores, serragem colorida, pó de pneu e materiais recicláveis.
Foi produzido aproximadamente 1 km de tapete, resultado do esforço coletivo que uniu famílias, grupos religiosos e escolas, todos trabalhando com dedicação para manter viva uma tradição que já dura mais de 60 anos, retratando símbolos e passagens bíblicas, além de mensagens de paz, esperança e solidariedade.

Na manhã desta quinta-feira (19), centenas de fiéis participaram da missa solene e da procissão que percorreu os tapetes criados.
A tradição teve início no começo dos anos 60, quando surgiu o costume de montar os tapetes. Antes disso, na década de 1950, as celebrações se resumiam à missa e à procissão. Com o passar dos anos, a prática se consolidou e passou a envolver gerações inteiras da comunidade.
Os preparativos começam com antecedência, e na véspera da celebração, na noite de quarta-feira, a rua principal é interditada para que se inicie a demarcação dos espaços. Aos poucos, os fiéis ocupam as áreas reservadas e dão início à criação dos tapetes, cada qual com seus desenhos e significados.

Neste ano, em Santa Isabel, a celebração do Corpus Christi, considerada uma das mais importantes do calendário católico, reforçou os laços comunitários e religiosos, além de ser uma demonstração de fé e um verdadeiro testemunho de tradição.