Fazenda eleva previsão de crescimento do PIB para 3,3% em 2024

Publicado em 18/11/2024 às 14:37

Compartilhe

Money - Brazilian Coins - Several

Foto: Freepik

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revisou a estimativa de crescimento da economia brasileira para 2024, passando de 3,2% para 3,3%, segundo o Boletim Macrofiscal divulgado nesta segunda-feira (18). A previsão para a inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), também subiu, de 4,25% para 4,40%.

A revisão na projeção do Produto Interno Bruto (PIB) reflete o desempenho acima do esperado no segundo trimestre e um leve ajuste nas expectativas para o terceiro trimestre, cuja expansão foi revisada de 0,6% para 0,7%. Apesar do aumento, a SPE aponta uma “desaceleração moderada” no ritmo de atividade econômica, impulsionada por um crescimento excepcional no segundo trimestre, que registrou alta de 1,4%.

Setores econômicos

O setor agropecuário apresentou melhora na previsão, com a expectativa de retração revisada de -1,9% para -1,7%, devido a projeções mais positivas para a colheita de algodão e produtos da pecuária, compensando quedas esperadas em culturas como laranja, trigo e café.

A indústria deve crescer 3,5%, com destaque para os setores de transformação e construção civil, favorecidos por políticas como o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o programa Minha Casa, Minha Vida e as menores taxas de juros em comparação a 2023. A projeção para o setor de serviços subiu de 3,3% para 3,4%, impulsionada por um mercado de trabalho aquecido e melhores condições de crédito para as famílias.

Inflação e perspectivas

A previsão para o IPCA subiu para 4,40%, próximo ao teto da meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (3%, com margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo). A alta é atribuída a preços mais voláteis, como alimentos, influenciados pelo câmbio e condições climáticas.

Para os próximos anos, a expectativa é de desaceleração inflacionária. Em 2025, o IPCA deve atingir 3,6%, refletindo aumentos esperados no preço de proteínas animais e efeitos cambiais recentes. O INPC, utilizado para ajustes salariais, deve encerrar 2025 em 3,4%, enquanto o IGP-DI, influenciado por variações no dólar, deve atingir 4%.

Impactos no orçamento

Os dados do Boletim Macrofiscal serão utilizados no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas, previsto para o dia 22. Esse relatório orienta a execução do orçamento, permitindo ajustes com base na meta de déficit primário e no novo arcabouço fiscal.

Fonte: Agência Brasil

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro