Famílias desalojadas e comércios contabilizam prejuízos após temporal em Ponto Alto, Domingos Martins

Publicado em 10/01/2024 às 15:08

Compartilhe

ponto-alto-10-01

A população do distrito de Ponto Alto, em Domingos Martins, acordou com muitos estragos e prejuízos, após a região ser atingida por um temporal que causou alagamentos em imóveis, levou ao bloqueio de ruas e avenidas e derrubou um muro e um portão na tarde de ontem (09). Choveu em toda a região, inclusive em Marechal Floriano.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Domingos Martins, Acildo Luiz Espindula, foram registrados 110 milímetros de chuva no período de uma hora. Quatro famílias ficaram desalojadas, e tiveram que se abrigar em casa de parentes. “Felizmente não houve feridos no temporal e os serviços e estabelecimentos já estão funcionando na região”, afirma Acildo Luiz.

A manhã de hoje (10) foi de muito trabalho na região. Nos comércios o que se via era a contabilização de estragos de equipamentos, mercadorias em lojas de roupa, restaurantes e farmácias. Nas igrejas, casas e nas ruas não foi diferente: muita lama se via pelo distrito de Ponto Alto.

Na escola “EEEFM Ponto do Alto” a água invadiu o primeiro andar do prédio e atingiu um metro de altura. A lama atingiu salas e refeitórios. A escola estava fechada no momento do temporal.

O líder comunitário de Ponto Alto, Manoel Strey, conta que a chuva intensa pegou a todos de surpresa sem tempo de agir. “As cabeceiras do córrego afluente do rio Jucu não suportaram a quantidade de chuva e logo transbordou. Foi muito rápido, houve muitos prejuízos a nós moradores e comerciantes“, afirmou Manoel Strey.

Procurada, a prefeitura de Domingos Martins informou que já iniciou a limpeza da lama que ficou pelas ruas, lojas, casas e escola da localidade. Desde ontem equipes seguem com assistência à população e a expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até amanhã (11).

A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que o prefeito de Domingos Martins, Wanzete Kruger, e engenheiros da Secretaria de Planejamento estão no local para avaliar os estragos.

A companhia de saneamento básico do Espírito Santo (CESAN) informou que devido às fortes chuvas na região de Ponto Alto, profissionais iniciaram serviços emergenciais de manutenção na rede de abastecimento de água. Em nota, a Cesan incentivou a população a economizar água e praticar o reuso. Para mais informações o telefone é o 115.

As equipes da Defesa Civil Municipal estão atuando para levantamento dos danos e realização dos reparos necessários e devem divulgar um relatório até o final da tarde desta quarta-feira (10).

Texto: Bruno Caetano/ Fotos: Mídias Sociais

Veja também

agro-22-04-freepik-cafe

Prêmio CNA Brasil Artesanal abre inscrições para concurso de cafés especiais torrados

mundo-22-04-vt-Reproducao-AFP

Coreia do Norte dispara mísseis balísticos de curto alcance

mat-paga-22-04-mundo1

Bingo Don Bingote: Revivendo um Clássico com um Toque Moderno

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-3

A Inclusão das Pessoas com Deficiência Visual

geral-22-04-ft-divulgacao

Donos de veículos afetados pelas chuvas em Apiacá e Mimoso do Sul não precisarão pagar IPVA e Licenciamento Anual 2024

agro-22-04-ft-favesu

Venda Nova se prepara para a 7ª edição da maior feira de avicultura e suinocultura capixaba FAVESU

brasil-22-04-fi-reprocucao-x

Supremo nega suspensão de multa do TSE a Bolsonaro

mat-paga-22-04-brasil-3

Os melhores serviços para impulsionar o Instagram: minha experiência pessoal