Família Ruel é referência em produção de cafés especiais em São José do Calçado

Publicado em 26/12/2023 às 10:21

Compartilhe

incaper-26-12

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), com a equipe do escritório local no município de São José do Calçado, visitou a propriedade do agricultor familiar Leandro da Silva Ruel, que, há pouco mais de quatro anos, deu início à produção de cafés especiais e hoje é fonte de inspiração para os cafeicultores locais.

Leandro Ruel mora com a esposa Alessandra e seus filhos, Alerrandro (19 anos) e Pablo (09 anos). Junto à sua esposa e seu filho mais velho, ele produz cerca de 40 sacas de café anualmente, sendo 20% da produção destinada aos cafés especiais.

Para o extensionista do escritório local, Jean Moraes, o produtor rural Leandro Ruel é um cafeicultor que sempre confiou no trabalho do Incaper, sendo muito participativo em todas as ações realizadas pela unidade local do Incaper. “Trabalhamos para que os cafeicultores do nosso município alcancem o máximo de eficiência produtiva e busquem sustentabilidade, com aumento de qualidade e produtividade”, explicou.

A propriedade dos Ruel tem, aproximadamente, 01 alqueire (4,84 hectares), onde pode-se encontrar um arranjo produtivo sustentável, com diversificação de culturas, incluindo tangerina, laranja, limão, acerola, banana, olerícolas e café. Eles também estão entre as 30 propriedades contempladas no Projeto “Investimentos na Produção de Café Especial: Uma Nova Perspectiva para Região Sul e Caparaó Capixaba”, sob a coordenação da equipe de São José do Calçado, e financiamento da Secretaria da Agricultura, Aquicultura e Pesca (Seag), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

“O projeto visa ao incentivo à produção de cafés especiais, por meio de orientação técnica, melhoria da estrutura de pós-colheita, como terreiros suspensos, insumos e maquinários, bem como na estruturação do laboratório de análise sensorial que atualmente recebe amostras de cafés de diversos municípios”, explicou Jean Moraes.

Em 2022, a família Ruel teve o café especial produzido apresentado na Semana Internacional do Café e, em 2023, o volume de cafés especiais acima de 85 pontos alcançou 4 sacas, um recorde para a propriedade que pretende alcançar pontuação e produção ainda maiores para 2024. “Agradeço muito pelo apoio do Incaper. A expectativa agora é aumentar a minha produção de café em até 50%, e a meta para a safra 2024 é alcançar os 87 pontos. Isso é o sonho de quase todo produtor rural”, disse Ruel.

O diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot, esteve na propriedade e pôde provar o café especial da família Ruel. “O exemplo dos resultados dessa propriedade é fruto de um trabalho exercido por profissionais qualificados da pesquisa e da extensão rural, que dão suporte aos produtores rurais no município. Assim é que conseguimos elevar os indicadores de qualidade de nossos cafés e dar a oportunidade de agregação de valor ao que é produzido. Dessa forma, o produtor rural consegue alcançar notas altas e ganhar novos mercados e oportunidades”, disse Fiorot.

Fonte/ Foto: Incaper

Veja também

man-looking-person-opening-brown-beer-bottle-restaurant (1)

Mapa e MJSP retiram do ar mais de R$ 1 milhão em anúncios irregulares de bebidas alcoólicas

rasb sus

Projeto Integra RASB auxilia no fortalecimento da Rede de Saúde Bucal do SUS capixaba

vacinacao projeto

Projeto ‘Dose Certa’: residentes do ICEPi promovem consultas multiprofissionais para orientar uso seguro de medicamentos

café Julio Huber

Café brasileiro resiste à ameaça de tarifas de 50% dos EUA

saude es

Sesa reúne profissionais da saúde para debater doação de órgãos no Estado

café julio huber

Coffee Connect será realizado pela primeira vez no Espírito Santo

Matriculas na eja

Matrícula para alunos da EJA na Rede Pública Estadual de Ensino começa na próxima segunda-feira (21)

Aerial view of cargo ship and cargo container in harbor.

Exportações do agro capixaba mantêm solidez e ganham novos mercados no primeiro semestre de 2025