Faleceu Dalza Affonso Barbosa, fundadora da casa dos meninos e escola São José em Afonso Cláudio

Publicado em 15/10/2017 às 09:49

Compartilhe

Dalza Affonso Barbosa, ou simplesmente Drª Dalza, como era popularmente conhecida, faleceu na tarde desta sexta-feira (13), em uma unidade hospitalar de Cachoeiro do Itapemirim. A advogada, fundadora da afamada Escola São José (Contador), onde hoje funciona a UNIUBE, lutou o quanto pôde, mas foi vencida pela leucemia.

Dalza era conhecida por sua luta por justiça, em especial, a favor dos menos favorecidos financeiramente. Quando defensora pública atendia com simplicidade e afinco as pessoas carentes que a procuravam. A destemida advogada, sempre que chamada para um debate em programa de rádio, não hesitava em gritar pela verdade.

Foi vereadora, Secretária de Saúde, membro do Conselho de Segurança e representante da Ordem dos Advogados do Brasil- Seção Espírito Santo (OAB-ES). Participou da Unidade do Conselho Municipal de Saúde, eleita no final de março. Tinha orgulho da Banda Marcial “Dalza Affonso Barbosa”, que ela fundou para abrilhantar as grandes festas da cidade.

Era querida pelos afonsoclaudenses, que hoje se despedem dela por meio das redes sociais. A maioria guarda uma lembrança de Dalza, como protagonista. “Certo dia, a Dalza me viu tocando violão e cantando durante uma festa. Recordo-me que ela trabalhava na prefeitura. Na semana seguinte, ela me procurou e pagou todas as despesas da minha carteira de músico,” relatou triste, Paulo Chagas.

Wilson, que trabalha em projetos que envolvem as crianças no futebol, a chamava de mãe, tamanha consideração. A prefeitura municipal decretou três dias de luto oficial. O corpo de Dalza Affonso Barbosa foi velado na antiga escola São José e foi sepultado às 16 horas deste sábado (14), no cemitério São João Batista em Afonso Cláudio.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral