Evento sobre bibliotecas digitais em instituições públicas marca Semana do Livro no Incaper

Publicado em 22/10/2017 às 13:09

Compartilhe

A Semana do Livro será marcada por um evento na Sede do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O debate sobre “Bibliotecas Digitais: o acesso ao conhecimento científico nas instituições públicas” reunirá profissionais da área de Ciências da Informação e de instituições públicas, estudantes, autores, pesquisadores e profissionais do sistema agrícola para discutir o acesso ao conhecimento científico no século XXI.

“O evento é direcionado para a comunidade que tenha interesse em bibliotecas digitais, acesso à informação de forma rápida e que queira conhecer ferramentas para auxiliar suas buscas e pesquisas, bem como projetar seus textos como autor no meio acadêmico”, explicou a bibliotecária do Incaper Merielem Frasson.

Segundo ela, essa temática é de fundamental importância para as instituições públicas. “Disponibilizar as informações de órgãos públicos, sobretudo os que geram conhecimento e inovação, torna transparente o investimento realizado pelo Estado nessas instituições”, falou Merielem.

Ela exemplificou a forma como a biblioteca digital contribui na missão do Incaper. “O Instituto realiza pesquisas científicas e ações de extensão rural que ao longo dos anos têm proporcionado avanços no desenvolvimento do Espírito Santo. Dessa forma, as informações aqui produzidas são de extrema importância por proporcionarem uma possível mudança de vida nas famílias do meio rural. Por isso, a biblioteca digital funciona como um catálogo de tecnologias, orientações técnicas e conhecimentos que pode ser acessado pelos agricultores e também por usuários de qualquer lugar do mundo”, disse a bibliotecária.

Durante o evento, haverá uma palestra sobre acesso à informação científica com Morgana Carneiro de Andrade, que é bibliotecária da Ufes, mestre em Gestão da Informação (UEL) e doutoranda em Tecnologias e Sistemas de Informação (Universidade do Minho/Portugal). Na ocasião, também serão apresentados casos de sucesso em bibliotecas digitais, entre elas, a Biblioteca do Incaper e a Biblioteca Municipal de Vitória.

Lançamento do novo site da Biblioteca do Incaper

Além do debate, no evento ocorrerá o lançamento do novo site da biblioteca Rui Tendinha do Incaper. Feito a partir de uma ferramenta disponibilizada pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo – Prodest, o site apresenta uma interface amigável e o usuário pode se beneficiar de diversas maneiras com esse instrumento.

“A comunicação com a biblioteca ficou melhor. Agora o usuário sabe quais os serviços oferecidos e possui à disposição um formulário direto para envio de demandas. A pesquisa por publicações do Instituto ficou mais fácil, pois a busca pode ser filtrada por tema e também por tipo de publicação”, relatou a bibliotecária.

Além disso, o site conta com uma seção denominada Memória Digital, onde há fotos antigas de instituições que deram origem ao Incaper, como Acares, Emater e Emcapa. Notícias sobre publicações técnicas e científicas recentes de profissionais do Incaper poderão ser acessadas.

“Tudo o que tem de mais novo no Incaper em termos de pesquisa e desenvolvimento na agricultura capixaba está na base de dados da Biblioteca Rui Tendinha e pode ser acessado de forma fácil por toda cadeia do setor agropecuário, além de instituições de ensino e pesquisa”, disse Merielem Frasson.

A Biblioteca em números

Até o momento, o site da Biblioteca Rui Tendinha chegou a 218 mil acessos, com uma média de 11 mil por mês. Existem catalogados 4.300 itens de produção técnico-científica, 19.200 itens no acervo geral, 490 títulos de periódicos e 3.670 itens em formato digital, que incluem produção editorial e técnico-científica.

Serviço:

Evento: Bibliotecas Digitais: o acesso ao conhecimento científico nas instituições públicas
Data: 26 de outubro de 2017 (quinta-feira)
Local: Auditório da Sede do Incaper. Rua Afonso Sarlo, 160. Bento Ferreira, Vitória, ES.

Programação:

8h30 – Abertura do evento
9h00 – Palestra: Acesso à informação científica: como chegar lá.
Palestrante: Morgana Carneiro de Andrade – Bibliotecária da Ufes, Mestre em Gestão da Informação (UEL) e doutoranda em Tecnologias e Sistemas de Informação (Universidade do Minho/Portugal).
9h40: Uso de sistemas informatizados de gestão no setor público: casos de sucesso.
– Biblioteca Rui Tendinha: Merielem Frasson – Bibliotecária do Incaper e especialista em Biblioteca Digital (FIJ).
– Biblioteca Municipal de Vitória: Neusa Chistina Soares Santos – Bibliotecária da Biblioteca Adelfo Poli Monjardim e graduada em Biblioteconomia (Ufes).
10h10: Debate
10h30: Lançamento do novo site da Biblioteca Rui Tendinha
11h00: Encerramento

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro