EUA atacam a Venezuela; Maduro é capturado

Publicado em 03/01/2026 às 13:48

Compartilhe

Maduro x Trump

Foto: Nicholas Kamm/AFP e Federico Parra/AFP

Explosões e bombardeios foram registrados nesta madrugada em Caracas, capital da Venezuela, e em áreas dos estados de Miranda, Aragua e La Guaira, incluindo relatos de fortes explosões no litoral e na cidade costeira de Higuerote, em meio a uma ofensiva atribuída pelos Estados Unidos a alvos civis e militares no país sul-americano. Autoridades estadunidenses afirmam que a ação teve como objetivo desarticular ameaças à segurança regional e pressionar o governo venezuelano em meio a uma escalada diplomática e de sanções contra o regime de Nicolás Maduro.

Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), afirmou em sua própria rede social, Truth Social, que a ação teve autoria estadunidense e declarou que Nicolás Maduro foi capturado durante a operação e retirado do território venezuelano.

Vice da Venezuela cobra prova de vida de Maduro após ataques

O governo venezuelano, por meio da vice-presidente Delcy Rodríguez (PSUV) à televisão estatal, afirmou que não há informações sobre o paradeiro de Nicolás Maduro e da primeira-dama Cilia Flores e exigiu aos Estados Unidos uma prova de vida do casal. Rodríguez destacou que o presidente havia alertado sobre uma possível ação agressiva americana devido a interesses em recursos naturais e pediu mobilização popular em defesa da soberania.

Senador dos EUA diz que Maduro será julgado nos Estados Unidos

O senador republicano Mike Lee, de Utah, afirmou que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, será julgado nos Estados Unidos, após conversa telefônica com o secretário de Estado Marco Rubio. Lee disse em rede social X que Maduro foi preso por militares americanos e que Rubio não espera “nenhuma ação adicional na Venezuela” enquanto o presidente venezuelano estiver sob custódia dos EUA.

O parlamentar justificou a operação como ação de proteção às forças americanas, enquadrada no Artigo II da Constituição, permitindo ao presidente defender seu pessoal de ataques iminentes.

Lula condena ação dos Estados Unidos

Portal iG entrou em contato com o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) em busca de um posicionamento sobre o ataque, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem. Às 9h59 (horário de Brasília), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT),  publicou um comunicado oficial condenando a ação.

 Veja o comunicado na íntegra:

“Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional.

Atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo.

A condenação ao uso da força é consistente com a posição que o Brasil sempre tem adotado em situações recentes em outros países e regiões.

A ação lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do Caribe e ameaça a preservação da região como zona de paz.

A comunidade internacional, por meio da Organização das Nações Unidas, precisa responder de forma vigorosa a esse episódio. O Brasil condena essas ações e segue à disposição para promover a via do diálogo e da cooperação”.

Fonte: Portal iG

Veja também

Natal Premiado 2025

Natal Premiado 2025 distribui 550 mil cupons, sorteia 10 prêmios e movimenta R$ 25 milhões no comércio de Domingos Martins

coluna diversidade

Inclusão na igreja: um despertar que não pode mais esperar

gastronomia com mario

Pesto genovese

Réveillon 2026 para o turismo capixaba

Réveillon 2026 impulsiona turismo no Espírito Santo, com alta no gasto médio e recorde de aprovação

ônibus do Hemoes

Novo ônibus do Hemoes com cadeiras automáticas e capacidade para atender 120 doadores por dia

tratamento de lesões na medula

Ministério da Saúde e Anvisa anunciam aprovação de estudo clínico para tratamento inovador de lesões na medula espinhal

registro de atividade florestal

Prazo para renovar registro de atividade florestal no ES vai até 31 de março

Jackson Lima

Show com Jackson Lima e sorteio de 10 prêmios fecham a programação de Natal em Domingos Martins