EUA anunciam tarifa de 104% sobre produtos chineses

Publicado em 08/04/2025 às 16:18

Compartilhe

736

Foto: Freepik

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou nesta terça-feira (8) que os Estados Unidos aplicarão tarifas de 104% sobre produtos chineses a partir desta quarta-feira (9). A medida representa mais um capítulo na crescente guerra comercial entre os dois países.

Durante uma coletiva transmitida pelas redes sociais da Casa Branca, Leavitt foi questionada por um repórter sobre a permanência da decisão do presidente Donald Trump de acrescentar uma taxa extra de 50% sobre produtos vindos da China.

“Essas tarifas entram em vigor à meia-noite de hoje. Ou seja, na prática, começam amanhã”, respondeu a secretária.

Pouco antes, ela já havia criticado a postura do governo chinês por não ceder e evitar uma negociação com os Estados Unidos.

“Países como a China, que escolhem retaliar e insistem em prejudicar os trabalhadores americanos, estão cometendo um erro. O presidente Trump tem uma espinha dorsal de aço e não irá ceder. A América não vai se dobrar sob sua liderança. Ele acredita firmemente que os Estados Unidos devem ser capazes de produzir bens essenciais para sua população e exportá-los para o mundo”, declarou Leavitt.

Na segunda-feira, Trump havia ameaçado aumentar ainda mais as tarifas sobre todas as importações chinesas, caso Pequim não desistisse de impor medidas recíprocas contra os EUA.

“Se a China não recuar do aumento de 34% nas tarifas, resultado de seus abusos comerciais de longa data, até amanhã, 8 de abril de 2025, os Estados Unidos imporão tarifas adicionais de 50% a partir de 9 de abril”, escreveu o presidente em uma rede social.

Histórico de tarifas

Em março, os EUA aplicaram uma tarifa inicial de 20% sobre produtos chineses, como parte das primeiras ações de Trump para pressionar Pequim. No dia 2 de abril, Washington intensificou a disputa, ampliando a taxação em 34% sobre todos os produtos chineses que ingressam no país. Com a promessa de uma nova tarifa de 50%, o total de impostos chegaria a 104%.

Em resposta, além de impor tarifas equivalentes de 34% sobre produtos americanos, o governo chinês também anunciou restrições à exportação de minerais raros — os chamados “terras raras” — e proibiu o comércio com 16 empresas dos Estados Unidos.

Em editorial publicado no domingo (6), o Diário do Povo, jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCCh), afirmou que a China está preparada para enfrentar a guerra tarifária de Trump e minimizou os impactos das novas barreiras comerciais.

“Devemos transformar essa pressão em motivação e encarar os impactos das ações dos EUA como uma oportunidade estratégica para acelerar a construção de um novo modelo de desenvolvimento”, declarou o editorial.

Fonte: Rafael Cardoso – Repórter da Agência Brasil

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana