EUA anunciam tarifa de 104% sobre produtos chineses

Publicado em 08/04/2025 às 16:18

Compartilhe

736

Foto: Freepik

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou nesta terça-feira (8) que os Estados Unidos aplicarão tarifas de 104% sobre produtos chineses a partir desta quarta-feira (9). A medida representa mais um capítulo na crescente guerra comercial entre os dois países.

Durante uma coletiva transmitida pelas redes sociais da Casa Branca, Leavitt foi questionada por um repórter sobre a permanência da decisão do presidente Donald Trump de acrescentar uma taxa extra de 50% sobre produtos vindos da China.

“Essas tarifas entram em vigor à meia-noite de hoje. Ou seja, na prática, começam amanhã”, respondeu a secretária.

Pouco antes, ela já havia criticado a postura do governo chinês por não ceder e evitar uma negociação com os Estados Unidos.

“Países como a China, que escolhem retaliar e insistem em prejudicar os trabalhadores americanos, estão cometendo um erro. O presidente Trump tem uma espinha dorsal de aço e não irá ceder. A América não vai se dobrar sob sua liderança. Ele acredita firmemente que os Estados Unidos devem ser capazes de produzir bens essenciais para sua população e exportá-los para o mundo”, declarou Leavitt.

Na segunda-feira, Trump havia ameaçado aumentar ainda mais as tarifas sobre todas as importações chinesas, caso Pequim não desistisse de impor medidas recíprocas contra os EUA.

“Se a China não recuar do aumento de 34% nas tarifas, resultado de seus abusos comerciais de longa data, até amanhã, 8 de abril de 2025, os Estados Unidos imporão tarifas adicionais de 50% a partir de 9 de abril”, escreveu o presidente em uma rede social.

Histórico de tarifas

Em março, os EUA aplicaram uma tarifa inicial de 20% sobre produtos chineses, como parte das primeiras ações de Trump para pressionar Pequim. No dia 2 de abril, Washington intensificou a disputa, ampliando a taxação em 34% sobre todos os produtos chineses que ingressam no país. Com a promessa de uma nova tarifa de 50%, o total de impostos chegaria a 104%.

Em resposta, além de impor tarifas equivalentes de 34% sobre produtos americanos, o governo chinês também anunciou restrições à exportação de minerais raros — os chamados “terras raras” — e proibiu o comércio com 16 empresas dos Estados Unidos.

Em editorial publicado no domingo (6), o Diário do Povo, jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCCh), afirmou que a China está preparada para enfrentar a guerra tarifária de Trump e minimizou os impactos das novas barreiras comerciais.

“Devemos transformar essa pressão em motivação e encarar os impactos das ações dos EUA como uma oportunidade estratégica para acelerar a construção de um novo modelo de desenvolvimento”, declarou o editorial.

Fonte: Rafael Cardoso – Repórter da Agência Brasil

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo