Estudantes e funcionários de escola agrícola de Domingos Martins visitam o Instituto Terra, em Aimorés (MG)

Publicado em 25/11/2022 às 11:13

Compartilhe

Estudantes-e-funcionarios-de-escola-agricola-de-Domingos-Martins-visitam-o-Instituto-Terra-em-Aimores-MG

No último dia 16, os estudantes e funcionários da Escola Família Agrícola São Bento do Chapéu realizaram uma viagem de estudo ao Instituto Terra, localizado em Aimorés, no Estado de Minas Gerais. As novidades começaram já no início da viagem, feita de trem, inédita para muitos dos alunos .

A viagem teve como finalidade conhecer o trabalho de restauração de uma área degradada, através da recuperação e da conservação das florestas, da educação ambiental e do uso correto dos recursos naturais, e visitar a exposição “Êxodos”, de Sebastião Salgado, considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial.

O Instituto Terra é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1998 por Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado. Localizada na Fazenda Bulcão, em Aimorés (MG), trata-se da primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) criada em área degradada da Mata Atlântica. Sua área total é de 711,84 hectares, dos quais 608,69 constituem a Reserva.

Visita EFA São Bento do Chapéu

O abricó-de-macaco, também conhecido pelo nome popular de cuia-de-macaco, chamou a atenção de todos pela beleza da árvore, dos frutos redondos que pendem em cachos e flores exuberantes. Vale ressaltar que apenas os macacos se alimentam desse fruto devido à rigidez da casca e ao aroma do fruto.

Um momento importante foi a visitação à exposição “Êxodos”, de Sebastião Salgado. A coleção é composta de 60 pôsteres e está dividida em cinco subtemas: África, Luta pela Terra, Megacidades, Refugiados e Retratos. A mostra reúne o trabalho de seis anos do fotógrafo durante viagens a 40 países.

Outro projeto do instituto é o Viveiro de Produção de Mudas, um dos maiores e mais diversificados do país, com capacidade para produzir até um milhão de mudas nativas da Mata Atlântica por ano. O local será ampliado para triplicar a produção. As mudas abastecem o reflorestamento da reserva e os projetos ambientais do instituto. A visita ainda oportunizou conhecer o meliponário onde criam várias espécies de abelhas nativas sem ferrão. A criação destas abelhas possibilita a polinização e a reprodução das plantas.

Visita EFA São Bento do Chapéu

De acordo com o coordenador pedagógico da escola, Cléberson Schunck, “este momento de estudos foi riquíssimo e possibilitou reflexões sobre a preservação e a conservação do meio ambiente, uma vez que sentimos drasticamente os impactos ambientais decorrentes das nossas ações. Tudo isso reflete na produção de alimentos, de água e nas condições de vida de todo o ecossistema”.

Já o estudante Marcio Bullerjahn, do 9º ano, relatou “Eu gostei muito da viagem, pois nela tive várias experiências novas como viajar de trem, uma coisa que nunca havia feito antes. O que mais me chamou a atenção foi a imensidão do Instituto Terra com mais de 600 hectares de mata reflorestada. Essa viagem contribuiu muito para aumentar os conhecimentos sobre educação ambiental. Uma das melhores partes foi a exposição de fotos de Sebastião Salgado, que na minha opinião é o maior fotógrafo brasileiro, com seu estilo único de retratar todo o sofrimento do mundo”.

*Reportagem produzida pelos próprios professores e alunos da EFA São Beto do Chapéu!

Fonte: Prefeitura Municipal de Domingos Martins

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral