Estudante de Marechal Floriano tem uma das maiores notas na redação do ENEM no Estado

Publicado em 24/01/2025 às 05:05

Compartilhe

sandra

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

Uma estudante da Escola Estadual Victório Bravim, do distrito de Araguaya, em Marechal Floriano, alcançou uma das maiores notas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Espírito Santo. Sandra Aparecida Modolo, 18 anos, moradora de São Martinho, Alfredo Chaves, conquistou 980 pontos na redação, um desempenho que a colocou entre os 57 estudantes do Estado com a nota mais alta, considerando também a pontuação de alunos de escolas particulares.

Desses 57 estudantes capixabas com nota 980, apenas quatro são da rede pública, entre eles, Sandra Modolo. “Fiquei muito surpresa com o resultado, quase nem acreditei. Era algo que eu desejava desde o Ensino Fundamental, mas eu duvidava da minha capacidade. Na escola, escrever textos era uma das minhas maiores dificuldades”, revela Sandra.

O tema da redação, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, não intimidou a jovem. Graças aos projetos da Escola Estadual Victório Bravim e ao suporte pedagógico oferecido, Sandra sentiu-se preparada. “Durante o ano letivo, realizamos vários trabalhos sobre racismo e cultura africana, o que ajudou muito”, comenta.

Sandra também destaca a contribuição de Andressa Schneider, sua professora de redação. Segundo a estudante, a utilização de plataformas como a Letrus disponibilizada pela escola, aliada aos simulados trimestrais, foi fundamental para seu desenvolvimento. “A professora Andressa nunca desistiu de mim, mesmo diante das minhas dificuldades com a escrita. Sou muito grata a ela”, ressalta.

Sem cursinhos preparatórios, Sandra soube aproveitar os recursos da escola. Agora, ela conta que o objetivo é ingressar na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). “Estou confiante para o futuro, embora continuo indecisa sobre qual carreira seguir, sei que Deus vai me guiar”, diz esperançosa.

ONG transforma sonhos em realidade

Outro destaque no Enem 2024 vem do Instituto Ponte (IP), uma das maiores ONGs do Brasil em educação. Dos alunos atendidos pela entidade, 77% atingiram mais de 900 pontos na redação. Alice Xavier Mendes, de 17 anos, é um desses exemplos. Natural de Marechal Floriano, Alice alcançou 960 pontos e sonha com uma carreira diplomática.

“O Instituto Ponte é o que me conecta ao meu futuro. Cada aprendizado e conquista me levam um passo mais perto do meu objetivo”, conta Alice, que deixou sua cidade para estudar em Vitória, onde recebeu apoio em uma escola privada e um curso de inglês.

Para Bartira Almeida, presidente do IP, os resultados são a prova do poder transformador da educação. “Nosso trabalho vai além de oferecer oportunidades educacionais; ele transforma vidas e promove ascensão social. Ver nossos alunos superarem barreiras e atingirem a excelência é nossa maior recompensa”, afirma.

Número de redações nota mil é o menor em dez anos

Em 2024, apenas 12 estudantes no Brasil alcançaram a nota máxima de 1.000 na redação do Enem, cujo tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. No Espírito Santo, nenhum candidato obteve essa pontuação.

Os resultados, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 13, mostram uma queda expressiva em relação ao ano anterior, quando 60 estudantes conquistaram a nota máxima. Este é o menor número de redações com pontuação 1.000 nos últimos dez anos.

Na edição de 2024, mais de 3,2 mil estudantes da região das montanhas capixabas realizaram os dois dias de provas do Enem. Cinco cidades da região foram responsáveis pela aplicação da prova para estudantes da região. De acordo com o Ministério da Educação, o número de inscritos por cidade é: Afonso Cláudio (580), Brejetuba (179), Castelo (619), Domingos Martins (798) e Venda Nova do Imigrante (935).

Próximos passos

De acordo com o Ministério da Educação, com a divulgação dos resultados do Enem, os participantes podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abriu as inscrições na última sexta-feira (17), para concorrer a uma vaga gratuita em instituições públicas.

Além disso, os candidatos têm a possibilidade de solicitar uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou financiar sua graduação por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Estudantes de escolas públicas também têm direito a disputar as vagas reservadas pela Lei de Cotas, que garante que pelo menos 50% das vagas de cada curso nas universidades públicas sejam destinadas a candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública.

Veja também

sem homicidios

Onze municípios capixabas estão há mais de um ano sem registrar homicídios

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo