Estudante de Domingos Martins é aprovada em Medicina na UFMG

Publicado em 09/03/2025 às 10:52

Compartilhe

dm na med ufmg

Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação

Uma jovem de 19 anos, da localidade de Barcelos, no distrito de Aracê, em Domingos Martins, foi aprovada no curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A trajetória de estudos, que começou na rede pública de ensino de Domingos Martins, se consolidou no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), em Venda Nova do Imigrante e agora continuará no estado mineiro.

Da educação infantil até o ensino fundamental, a Lavínia Passos Manzoli frequentou a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Uliana. Ela destaca a qualidade do ensino e o comprometimento dos professores como fatores essenciais para seu crescimento acadêmico. “Todos os profissionais eram extremamente atenciosos e competentes. O carinho deles com as crianças tornou a escola um ambiente ótimo para o meu desenvolvimento”, afirma.

Desde a infância, Lavínia sonhava com a carreira na Medicina, mas ao longo do ensino médio considerou outras áreas, como Engenharia e Psicologia. “Na reta final, antes das provas, percebi que a vontade de fazer Medicina nunca foi embora e voltei a focar no meu sonho de criança”, relata.

Essa conquista ela também celebra por ingressar no IFES durante o ensino médio, onde, segundo ela, teve contato com diversas oportunidades que a auxiliaram a se preparar para a escolha profissional. “As experiências que o IFES proporciona são únicas. Pude participar de projetos de pesquisa, extensão, monitorias, jogos e feiras, que me fizeram crescer como estudante”, conta. 

Foi com essas experiências que a auxiliaram na conquista da bolsa integral em um cursinho preparatório, onde intensificou sua dedicação aos estudos. A rotina de estudos foi intensa. Além das cinco horas diárias de aula no cursinho, dedicava cerca de cinco horas diárias para revisão e resolução de questões. Toda semana, fazia uma prova completa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e escrevia duas redações. Esse esforço resultou em um desempenho destacado na redação do ENEM, com 980 pontos.

Entre os principais desafios, ela aponta a distância da família como um dos mais difíceis. “Morar longe da minha família é certamente o maior desafio. Sinto falta de todos diariamente, e me acostumar com uma nova cidade sozinha não foi simples”, revela.

A aprovação trouxe uma mistura de alívio e felicidade. “Foi uma grande felicidade e alívio saber que todo o esforço tinha valido a pena e que eu poderia dar um próximo passo rumo aos meus objetivos”, diz. Agora, a expectativa é se adaptar à rotina da UFMG, se familiarizar com o ambiente acadêmico e participar de projetos e eventos universitários.

A conquista foi comemorada por amigos e familiares, que acompanharam e apoiaram sua jornada. Para estudantes que sonham com a aprovação em vestibulares concorridos, ela aconselha: “Foquem no próprio desempenho, priorizem a saúde mental e respeitem seu ritmo de estudos. Tenham um cronograma organizado e evitem a sobrecarga”, conclui.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral