Estudante da Rede embarca para conhecer a Agência Espacial Americana (Nasa)

Publicado em 21/12/2025 às 11:32

Compartilhe

12

Foto: Divulgação/ Sedu

A estudante Bárbara Rezende Martinelli, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Irmã Maria Horta, localizada em Vitória, e o professor Luiz Gustavo Gomes embarcaram, nessa quinta-feira (18), para os Estados Unidos, onde irão conhecer as instalações da Agência Espacial Americana (Nasa). A viagem é mais um desdobramento do projeto científico desenvolvido pela estudante capixaba e lançado ao espaço em missão internacional realizada em agosto deste ano.

A jovem ganhou projeção internacional ao ter seu experimento aprovado e integrado à missão STEM – Experiment on NASA Flight RB-10, que consistiu no envio de sementes à estratosfera por meio de balões atmosféricos de grande altitude. O objetivo do estudo é analisar os efeitos da radiação solar sobre a germinação e o crescimento das plantas, com posterior comparação entre as amostras que viajaram ao espaço e aquelas mantidas na Terra.

Selecionada após um rigoroso processo internacional, a estudante representou o Brasil ao lado de outro aluno do Paraná, sob orientação do professor, responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Altas Habilidades/Superdotação da unidade escolar. O projeto integra uma iniciativa global coordenada por Nicole Haragutchi, estudante norte-americana e fundadora da organização Innovation International, que reúne jovens pesquisadores de diversos países.

Além do lançamento do experimento, o trabalho desenvolvido pela estudante também foi destaque na revista Innovation Insider, publicação oficial da Nasa, e tem inspirado outros estudantes da Rede Pública Estadual por meio de palestras e encontros realizados em escolas do Espírito Santo.

Para o professor Luiz Gustavo Gomes, a visita às instalações da Nasa representa o reconhecimento de um percurso construído com dedicação e incentivo ao protagonismo estudantil. “A experiência internacional amplia horizontes, fortalece a autoconfiança dos jovens talentos e reforça a importância de identificar e apoiar estudantes com altas habilidades na rede pública”, contou o docente.

“Essa viagem representa a realização de um sonho que começou dentro da sala de aula. Ter a oportunidade de conhecer de perto as instalações da Nasa e

entender como a ciência é desenvolvida em um centro de pesquisa desse porte é algo muito significativo para mim. Essa experiência reforça que a educação pública pode nos levar longe e me motiva ainda mais a seguir na área científica”, destacou a estudante.

Fonte: Sedu

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro